Primeiro navio porta-contêineres na rota China-Europa pelo Ártico chega a Gdansk, Polônia

Foto tirada em 19 de outubro de 2025 mostra contêiner sendo descarregado do "Ponte de Istambul", o primeiro navio da rota expressa de contêineres China-Europa pelo Ártico, no Porto de Gdansk, Polônia. (Xinhua/Cui Li) Named "Istanbul Bridge," the container ship departed from the Ningbo-Zhoushan Port in east China, carrying about 4,000 twenty-foot equivalent units (TEUs) of cargo. It will discharge its load at ports in Britain, Germany, Poland and the Netherlands. (Xinhua/Cui Li)

A Rota Expressa China-Europa pelo Ártico leva a Passagem Nordeste do Ártico diretamente para a Europa, reduzindo significativamente o tempo de viagem em comparação com as rotas tradicionais.

Gdansk, Polônia, 19 out (Xinhua) — Após uma viagem de 26 dias, o primeiro navio porta-contêineres a operar na rota expressa de contêineres China-Europa pelo Ártico, o “Ponte de Istambul”, chegou na manhã de domingo (19) ao Porto de Gdansk, no norte da Polônia.

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O navio começou a atracar no Terminal do Centro Báltico antes das 6h, com um pequeno atraso devido às condições do mar, e as operações de carga e descarga começaram por volta das 7h, de acordo com as autoridades portuárias.

Partindo do Porto de Ningbo-Zhoushan, na província de Zhejiang, no leste da China, em 23 de setembro, o navio Ponte de Istambul transportou cerca de 4.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) de carga. Fez escalas em portos na Grã-Bretanha e na Alemanha antes de chegar à Polônia. Após as operações em Gdansk, o navio partiu para a Holanda na noite do mesmo dia.

Foto tirada em 19 de outubro de 2025 mostra contêiner descarregado do “Ponte de Istambul”, o primeiro navio da rota expressa de contêineres China-Europa pelo Ártico, no Porto de Gdansk, Polônia. (Xinhua/Cui Li)

A Rota Expressa China-Europa pelo Ártico leva a Passagem Nordeste do Ártico diretamente para a Europa, reduzindo significativamente o tempo de viagem em comparação com as rotas tradicionais – cerca de 40 dias pelo Canal de Suez e 50 dias pelo Cabo da Boa Esperança. O navio Ponte de Istambul chegou à sua primeira parada europeia, Felixstowe, na Grã-Bretanha, em apenas 20 dias, comparável ou até mais rápido do que o trem de carga China-Europa, que leva cerca de 25 dias.

Li Xiaobin, diretor de operações da Sea Legend Line Limited, operadora da rota, afirmou que as condições do mar e da temperatura ao longo da rota do Ártico são ideais para o transporte de mercadorias sensíveis à temperatura e com prazos curtos. “As baixas temperaturas ajudam a preservar certos componentes de alta tecnologia”, disse ele.

A Sea Legend Line planeja estabelecer viagens regulares de verão ao longo da rota até 2026. Durante o período de inverno não navegável, a empresa pretende expandir sua rede de serviços expressos para a Europa Oriental.

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