Hoje, os Estados Unidos, por meio da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), destinaram US$ 50 milhões adicionais em assistência humanitária urgente para ajudar as comunidades afetadas pelo terremoto em Turquia e na Síria durante uma conferência internacional de doadores em Bruxelas, Bélgica. O anúncio ocorre quase seis semanas depois que os piores terremotos na região em quase um século devastaram comunidades em Turquia e na Síria. Mais de 50.000 pessoas morreram, pelo menos 3 milhões perderam suas casas e centenas de milhares de edifícios foram danificados ou destruídos em ambos os países. Sarah Charles, assistente do administrador do Bureau de Assistência Humanitária da USAID, fez o anúncio de hoje, elevando a assistência humanitária total dos EUA para apoiar a resposta ao terremoto para US$ 235 milhões.
Com esta assistência humanitária adicional, os parceiros da USAID estão expandindo as entregas existentes de alimentos, itens de emergência, abrigo, água potável e saneamento para alcançar milhões em Turquia e na Síria, já que muitas pessoas afetadas continuam a viver em abrigos temporários e carecem de necessidades básicas diárias devido a danos às suas casas.
O financiamento recém-anunciado está apoiando os parceiros humanitários da USAID no noroeste e centro da Síria para aumentar a assistência alimentar, serviços de saúde de emergência, abrigo e produtos de socorro e apoio de água e saneamento para atender às necessidades imediatas das comunidades afetadas pelo terremoto. Os parceiros também estão fornecendo proteção infantil, prevenção e resposta à violência baseada em gênero e serviços de saúde mental e apoio psicossocial para mitigar os impactos do trauma dos terremotos. Além disso, em resposta às necessidades alimentares e nutricionais persistentes, os parceiros estão distribuindo rações prontas para consumo, apoio nutricional de emergência e assistência alimentar mensal suficiente para sustentar 800.000 pessoas afetadas pelo terremoto por seis meses.
Em Turquia, esta assistência adicional, fornecida como parte da resposta do governo dos EUA ao pedido de assistência do governo turco, está apoiando os parceiros humanitários da USAID no atendimento das necessidades mais críticas das populações afetadas pelo terremoto, especialmente em áreas de difícil acesso. Esse financiamento está ajudando os parceiros a distribuir assistência alimentar urgente, assistência em dinheiro multiuso e suprimentos de emergência, bem como a fornecer serviços de apoio psicossocial e água, saneamento e apoio de higiene à medida que a resposta de emergência transita para atender às necessidades persistentes.
A Equipe de Resposta a Desastres da USAID (DART) continua a liderar a resposta de emergência do governo dos EUA para milhões de pessoas em Turquia e na Síria. Os Estados Unidos estão trabalhando em estreita colaboração com o governo de Turquia, a ONU, organizações parceiras de ONGs, organizações da sociedade civil e o setor privado, bem como outros parceiros globais e organizações humanitárias em Turquia e na Síria para coordenar de perto os esforços de resposta, relatar as necessidades e condições no terreno, e priorizar a prestação de assistência às comunidades mais atingidas. Os EUA continuam comprometidos em apoiar o povo de Turquia e da Síria, garantindo que recebam a ajuda de que precisam o mais rápido possível.
Os Estados Unidos elogiam a manifestação global contínua de apoio. Saudamos as contribuições de outros doadores até o momento e encorajamos os esforços contínuos para aumentar a assistência. Para as pessoas que desejam ajudar os parceiros a alcançar as comunidades afetadas com assistência de forma eficaz, o dinheiro é melhor para conseguir o que as pessoas precisam. A USAID incentiva as pessoas a visitar www.CIDI.org para encontrar organizações respeitáveis e doar adequadamente.
Mais notícias: Jornal O Maringá