O evento acontece no dia 21 de setembro e conta com 13 modalidades. Inscrições estão abertas
A Itaipu Binacional, em parceria com o projeto Maestro da Bola, promoverá o Festival Internacional de Esporte Adaptado para Pessoas com Deficiência (PcDs) no dia 21 de setembro. O evento será realizado das 8h30 às 12h, no Centro Escolar Bairro Darci Pedro Zanatta, localizado na Rua Batatais, 133-215, no bairro Morumbi, em Foz do Iguaçu, e contará com 13 modalidades esportivas.
As inscrições estão abertas para qualquer pessoa com deficiência que deseje participar das atividades. Elas podem ser feitas através do WhatsApp, no número (45) 9 9929-7476, ou pelo e-mail guto@projetomaestrodabola.com.br. O evento também estará aberto ao público em geral, que poderá assistir aos jogos. “Já temos mais de 300 inscritos, todos participantes do projeto, mas esperamos que ainda mais membros da comunidade compareçam para prestigiar o festival”, afirmou Guto Mazine, coordenador técnico do projeto Maestro da Bola.
Segundo Mazine, o projeto tem como objetivo promover a inclusão de crianças, adolescentes e adultos com deficiência por meio do esporte, oferecendo uma oportunidade para participar de jogos amistosos. “Através do esporte, buscamos não só lutar pelos direitos básicos de acessibilidade, mas também promover a independência, autonomia e elevar a autoestima das pessoas com deficiência em suas vidas sociais e profissionais”, explicou ele.
O festival contará com 13 modalidades esportivas: bocha paralímpica, golf-7, atletismo, natação paralímpica, showdown, basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, iniciação esportiva, futsal para surdos, goalball, paracanoagem, tênis de mesa, dragon boat e futsal para pessoas com deficiência intelectual.
Esta será a segunda edição do evento, sendo que a primeira aconteceu em 16 de fevereiro deste ano. Naquela ocasião, o projeto foi apresentado aos moradores de Foz do Iguaçu e região, com destaque para as atividades voltadas às pessoas com deficiência. Nesta nova edição, serão introduzidas novas iniciativas e oportunidades de participação para a comunidade PcD.
Além de Itaipu Binacional e Maestro da Bola, o evento conta com o apoio de várias instituições, como a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu (IAFI), AquaFoz, Alternativa, Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACDD), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Serviço Social do Comércio (SESC), Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (ABASFI), Associação de Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (ADEVIFOZ), Projeto Meninos do Lago (IMEL), ATMFOZ, e 12 polos de prática esportiva da cidade.