Notícias em Destaque
Lideranças soltam 21 mil peixes, plantam mudas de árvores, aprovam compromissos e a 1ª Expedição
No Dia do Rio Ivaí, prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e lideranças de mais de 10 municípios, ambientalistas e estudantes efetuaram a soltura de peixes de espécies nativas, iniciaram o plantio de mil mudas e aprovaram uma pauta de 11 compromissos, entre eles o apresentado por Maringá e que resultará em um novo evento temático, a 1a. Expedição.
A programação começou às 9 horas no Condomínio Poço do Pintado, em São Jorge do Ivaí, com a soltura dos 21 mil peixes em idade juvenil, e plantio de novas árvores. Presentes o vice-prefeito de Maringá, professor Cláudio Ferdinandi, presidente da Associação dos Municípios da Região, Edgar “Deca” Silvestre (Marialva); prefeitos André Luiz Bovo (São Jorge do Ivaí), vices, vereadores e representantes de Itambé, Barbosa Ferraz, Munhoz de Mello, Ivatuba, Doutor Camargo, Cândido de Abreu e Mandaguari. Também o presidente do Retur, rede de Turismo Rural, Jacó Gimenes e servidores de órgãos municipais e estaduais ligados ao turismo e meio ambiente.
Na Escola Ambiental de São Jorge do Ivaí as atividades contaram com exposição de pinturas de escolares, quadros e músicas tendo o Rio Ivaí como tema. Primeiro a falar, o coordenador geral do evento, secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Maringá, Umberto Crispim de Araújo, destacou o apoio integral do município às iniciativas em prol da conservação do Ivaí como rio livre e saudável, lançando o projeto da 1a. Expedição para ser incluído entre os compromissos firmados pelos presentes. Ele também convocou prefeitos, lideranças e populações dos 104 municípios da área de influência para se unirem em prol do rio, assinalando que como polo da região e “a locomotiva que puxa o Noroeste”, Maringá vai cumprir seu dever de tomar a frente nas iniciativas necessárias.
Na sequência o prefeito anfitrião, André Bovo, disse de seu orgulho de ter nascido na cidade ribeirinha e da satisfação de constatar tantos municípios interessados na preservação do importante rio. O prefeito Deca assinalou que apesar de distante do Ivaí, 70% da área de seu município está na bacia desse rio, e o presidente da Retur, Jacó Gimenes lembrou que o trabalho para incentivar o turismo rural e preservar o rio importante para essa atividade e para o futuro da região, iniciado há 20 anos começa a apresentar mais frutos agora, com a conscientização e apoio das administrações municipais. Tanto que o primeiro encontro foi realizado em 2006, o segundo em 2007 e o terceiro só agora, com o próximo já marcado para o próximo ano em Cândido de Abreu. Também falou Alberto Baccarin, representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, garantindo apoio do secretário Eduardo Cheida para a iniciativa em andamento e anunciando que ainda este ano a secretaria apresentará um diagnóstico de todo o curso do rio.
Como coordenador geral, o secretário Umberto Crispim colocou em votação a inclusão da 1a. Expedição como o 11o. compromisso a ser votado pelos presentes e conseguiu aprovação por unanimidade.
Os compromissos aprovados referem-se ao engajamento de todos os municípios para evitar que sejam construídas barragens e usinas hidroelétricas no Ivaí, desenvolvimento de estudos e ações estratégicas para valorização do rio, mobilização de forças comunitárias, construção da identidade “Bicho do Ivaí”, acionamento de estruturas universitárias de pesquisa, apoio às ações regionais já existentes, fortalecer comissões de gestão, priorizar o turismo e lazer como novas fontes de riqueza regional, zelar e estimular as diversidades culturais locais e constituir um grupo gestor do Movimento Pró-Ivaí, distribuído em nove áreas de atividades, dos meios de comunicação a igrejas, governos, Ongs, MP, associações de municípios,etc.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá