Compõem o grupo 11 municípios paranaenses, com o objetivo de trocar experiências e alavancar o turismo no Paraná
A partir deste mês, Londrina passa a assumir a coordenação do G11, grupo criado pela Paraná Turismo em abril de 2017, que congrega 11 municípios melhor categorizados pelo Ministério do Turismo no que diz respeito ao fluxo turístico e capacidade hoteleira. A ideia do grupo é que estes municípios trabalhem unidos, por meio da troca de experiências, para alavancar o turismo no estado do Paraná.
No grupo G11 estão as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, na categoria (A), e os municípios de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, além das cidades litorâneas Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, na categoria B.
O diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fabian Trelha, assumiu a coordenação do grupo, por meio de indicação do presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes, e da ex-coordenadora do G11, Elizabeth Silveira Schmidt, vice-prefeita de Ponta Grossa. A posse de Trelha aconteceu no dia 15 de março, em cerimônia realizada no IV Encontro Estadual de Gestores de Turismo, em Curitiba.
Segundo Fabian Trelha, o G11 é uma locomotiva para as ideias de turismo paranaense. “Minha grande expectativa é integrar os municípios para a troca de ideias e informações, pois aquilo que é realidade em um município pode ajudar o outro. Dessa forma, poderemos transformar o turismo no Estado, acelerando estas ideias. Além da troca de experiências, o grupo também cria uma situação de atacado, para negociações com fornecedores”, enfatizou.
Ele explicou que, na prática, a escolha de uma liderança de Londrina para coordenar o grupo beneficia a região como um todo, pois as informações chegam ao município com mais rapidez. “O Paraná figura como um dos principais destinos turísticos do Brasil e Foz do Iguaçu e é um destino internacional. Cabe a nós, criarmos estratégias para que o Estado possa se desenvolver como um todo, a fim de que todas as riquezas do Paraná sejam compartilhadas com brasileiros”, disse.
Trelha ressaltou ainda que as características de Londrina colocam-na na vanguarda do turismo nacional de eventos e que a gestão do prefeito Marcelo Belinati tem se empenhado em ampliar o turismo nesta área. “Londrina tem posição geográfica privilegiada, pois num raio de 200 km temos mais de 4 milhões de habitantes e se ampliarmos este raio para 600 km vamos atingir 61 milhões de habitantes. Isso, aliado ao nosso aeroporto, que é um dos mais centrais do Brasil, e pela proximidade com grandes centros como São Paulo e Curitiba, com acesso rodoviário em pista quase totalmente duplicada, fazem com que Londrina se diferencie”, apontou.
Além disso, segundo Trelha, a cidade ainda conta com uma gastronomia variada, completa, de baixo custo e com hotelaria moderna, com disponibilidade para receber e atender bem o público. “Lembrando que a última pesquisa realizada pelo Tripadvisor – site especializado em viagens e turismo – apontou Londrina como a terceira cidade mais receptiva do Brasil”, lembrou.
Núcleo de Turismo – Outro diferencial da cidade é que ela possui um Núcleo de Turismo, composto pela Codel, Paraná Turismo, Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Convention Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae, Sesc e Senac. O objetivo do grupo é possibilitar a troca de informações, acelerar processos e ajudar a profissionalizar e preparar o trade turístico da cidade.
Foto: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá