O meio ambiente, seus desafios em todo o Paraná e as soluções de sucesso já aplicadas em cidades paranaenses estarão em pauta no 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente, que será realizado em Londrina, no dia 14 de outubro (próxima segunda-feira), no Auditório Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A programação propõe o debate para instigar Conselhos Municipais e outros órgãos ligados ao setor a enriquecer políticas públicas para que o Paraná se torne modelo para o Brasil, propondo o tema “Paraná da Natureza”.
A palestra magna será sobre “Desafios da sustentabilidade na Agenda 2030 da ONU e o papel dos conselhos de meio ambiente”, com Silvio Barros. ex-prefeito de Maringá por dois mandatos e diretor da empresa Solução Consultoria há 30 anos, ele tem forte atuação na área de sustentabilidade, dirigindo a Fundação Vitória Amazônica, maior ONG ambientalista do estado do Amazonas, além de ser consultor e assessor da ABIH Nacional para implantação do Programa de Responsabilidade Ambiental – Hóspedes da Natureza. É ainda consultor do Sebrae-PR e do Ministério do Meio Ambiente para a Organização dos Estados Americanos (OEA) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para a elaboração do Programa de Ecoturismo da Amazônia Brasileira (PROECOTUR).
O evento também terá dois talk shows, apresentando “Cases de sucesso dos Conselhos Municipais” das cidades de Guarapuava, Ponta Grossa, Maringá, Apucarana, Foz do Iguaçu e Paranaguá. A palestra “Resolução de conflito ambiental através da mediação” será com o Procurador Geral do Estado, Luciano Tinoco Marchesini. Já o tema “Conselho de Meio Ambiente, legitimando a gestão das cidades” será assunto para o presidente da Federação Nacional dos Conselhos de Meio Ambiente (Fecondema) e diretor da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Carlos Alexandre Silva.
Para mostrar o potencial de Londrina, sede do fórum, como município plenamente voltado para a temática ambiental, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemma) de Londrina, Charles dos Santos, encerra a programação com a palestra “Londrina – Capital da Natureza”. Na primeira edição do fórum, o objetivo será compartilhar experiências e reunir autoridades políticas que possam dar força às propostas retiradas do encontro. O fórum será realizado durante o dia todo, a partir das 8h, com intervalo para almoço e coffee break.
O secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, disse que o fórum é o fortalecimento da participação da sociedade no processo de gestão ambiental e a oportunidade de troca de informação com conselheiros de outros municípios do estado do Parana.
Confira detalhes no site: www.consemmalondrina.com.br
Inscrições: https://www.sympla.com.br/consemmalondrina__612569
Programação:
08h00 – Credenciamento e recepção
09h30 – Abertura oficial
10h30 – Palestra Magna com Silvio Barros. Tema: “Desafios da sustentabilidade na Agenda 2030 da ONU e o papel dos conselhos de meio ambiente”.
11h15 – Palestra com Carlos Alexandre Silva. Tema: “Conselho de Meio Ambiente, legitimando a gestão das cidades”
12h00 – Almoço
14h00 – talk show: “Cases de sucesso dos Conselhos Municipais”
15h00 – Palestra com o advogado Luciano Tinoco Marchesini. Tema: “Resolução de Conflito Ambiental”
16h30 – Coffee break
17h00 – talk show: “Cases de sucesso dos Conselhos Municipais”
18h00 – Palestra com Charles dos Santos. Tema: “Londrina Capital da Natureza”
Para a imprensa: outras informações com Charles dos Santos, presidente do Consemma e Adriana Pontin, organizadora do evento e Fábio Luporini, assessor de imprensa. Telefones disponíveis no N.Com, pelo 3372-4188.
Texto: assessoria de imprensa do Fórum
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá