Londrina recebe o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

A Prefeitura de Londrina recebeu, na quinta-feira (18) à noite, um importante reconhecimento por suas ações de apoio ao empreendedorismo e à inovação. Em solenidade realizada em Curitiba, o Município foi agraciado com o 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), na categoria “Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo”.

A premiação foi concedida à administração municipal pelos contratos estabelecidos entre o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essas iniciativas têm o objetivo de estimular e fortalecer a Estação 43, como é conhecido o Ecossistema de Inovação de Londrina.

Para receber esse reconhecimento, Londrina superou dois outros finalistas, os municípios de Maringá e Foz do Iguaçu. Anteriormente, a Prefeitura havia recebido o Prêmio Sebrae em 2019 e 2022, na categoria Compras Públicas Governamentais, pelo programa Compra Londrina.

Devido à vitória em nível estadual, o projeto londrinense foi selecionado para a etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A final nacional do PSPE irá ocorrer em Brasília, no dia 11 de junho.

O secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, participou da cerimônia de premiação em Curitiba, representando o prefeito Marcelo Belinati. Segundo ele, o prêmio reconhece o trabalho de toda a equipe liderada pelo prefeito de Londrina, especialmente os servidores efetivos envolvidos com os sistemas de governança e inovação.

“É também um reconhecimento a todas as organizações da sociedade civil e empreendedores envolvidos, incluindo a gerência regional do Sebrae em Londrina e o presidente da Estação 43, Lúcio Kamiji. Isso mostra que, unidos, mudamos Londrina”, afirmou Esteves.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, explicou que os contratos entre o Instituto e o Sebrae tiveram origem em um estudo realizado pela Fundação CERTI, em 2016. Contratada por diversas instituições, essa pesquisa proporcionou um diagnóstico do ecossistema de inovação de Londrina, indicando ações voltadas ao seu desenvolvimento e consolidação.

“Para dar conta dessas tarefas, a Prefeitura contratou o Sebrae, e esse trabalho conjunto apresentou resultados muito positivos. Quando se fala no desenvolvimento de startups, estamos diante de um mercado incerto, e essas empresas dependem muito de um ambiente favorável para poder prosperar. Por isso, essas parcerias contribuíram para melhorar o ambiente para os empreendedores”, disse Moreira.

Segundo ele, Londrina tem atraído cada vez mais empresas e empreendedores de outras partes do Brasil. “No ano passado, 13 comitivas de empresas vieram de outras localidades para conhecer o nosso ecossistema de inovação. Também já tivemos algumas visitas neste ano, o que mostra como Londrina é, cada vez mais, um município dinâmico e atrativo aos negócios”, sublinhou.

Estação 43 – O Estação 43 é formado por 14 instituições e 11 Governanças Setoriais, representando os seguintes segmentos: Instituições de Ensino Superior; Tecnologia da Informação (APL de TIC); Saúde (SALUS); Agronegócio (Agro Valley); Turismo; Eletrometalmecânico (Inovemm); Construção Civil (ICON); Químico e Materiais (Integra); Audiovisual (LAVI), Comércio (Comércio InFoco) e Governança Smart Cities.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Sair da versão mobile