IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Notícias Região
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Esportes
    • No Pé Delas
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz Do Esporte
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

Londrina sedia a 10ª edição do Parajaps de 13 a 15 de novembro

Por Erick Matias
9 de novembro de 2022

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) serão sediados, em 2022, novamente em Londrina, com competições de 13 a 15 de novembro. A 10º edição do evento, o maior do estado para o paradesporto, terá a participação de 1.500 atletas, em 297 equipes vindas de 45 municípios, totalizando 17 modalidades esportivas. A iniciativa é do Governo do Paraná, Paraná Esporte, Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

A solenidade de abertura do evento será neste sábado (12), às 18h, no Colégio Vicente Rijo, com entrada franca e portões abertos para todo o público prestigiar. A cerimônia contará com presença das equipes de atletas, treinadores e comissões técnicas, a organização do evento, autoridades locais e de outras cidades, servidores da FEL e da Prefeitura, além de convidados, familiares e amigos.

Depois, serão três dias de competições, divididas em 17 modalidades diferentes: Atletismo, Basquetebol CR, Bocha Adaptada, Futsal para Amputados, Futsal DI, Futsal para Surdos, Goalball, Golf7, Handebol CR, Natação, Parabadminton, Paracanoagem, Paraciclismo, Parataekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol Sentado e Xadrez. A programação completa pode ser encontrada no site www.jogosabertos.pr.gov.br e nas redes sociais da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

A delegação de Londrina conta com 110 paratletas, competindo nas categorias Bocha Adaptada, Futsal para Surdos, Natação, Pararaekwondo, Atletismo, Parabadminton, Tênis de Mesa, Paracanoagem e Goalball. Dessas, as cinco últimas equipes recebem o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da FEL, com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

A competição contará com competidores vindo de diversas cidades do Paraná, como Curitiba, Cascavel, Maringá, Foz do Iguaçu e Pinhais, dentre tantas outras.

Ao todo, serão 16 praças esportivas espalhadas por toda a cidade, incluindo locais como Universidade Estadual de Londrina (UEL), Zerão, Jardim Botânico, Associação dos Funcionários Municipais de Londrina (AFML), Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Paraná (APCEF).

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, destacou que a atual gestão de esportes do Município vem trabalhando para desenvolver e trazer cada vez mais jogos oficiais para a cidade. “Os Parajaps são um excelente exemplo para a sociedade, incentivando a prática esportiva, valorizando o paradesporto e estimulando mais atletas a procurarem por essas modalidades. Este evento é um grande destaque e, além desse incentivo, tem o importante trabalho de fomentar este segmento esportivo, que hoje é uma grande bandeira de Londrina. Então, estamos nesses anos buscando aumentar os recursos do Feipe para as modalidades, trazer mais eventos, realizar mais jogos e continuar crescendo nessa área”, afirmou.

Com esse investimento, grandes resultados são alcançados. A atual equipe londrinense de paracanoagem que estará no Parajaps, por exemplo, conta com dois de seus atletas medalhistas em campeonatos internacionais: Igor Alex Tofalini, medalhista de ouro no Campeonato Mundial de Paracanoagem, no Canadá, e Giovane Vieira, medalhista de prata nas Paralimpíadas de Tóquio. Além disso, neste ano a equipe esteve no pódio nas duas edições da Copa Brasil e no Campeonato Brasileiro de Paracanoagem.

O técnico da Paracanoagem Londrina, Gelson Moreira Souza, contou que a equipe sempre tem um bom desempenho no Parajaps, vencendo a categoria nos últimos anos, e espera que nessa edição não seja diferente. “No projeto deste ano temos onze paratletas. A equipe do Parajaps de Londrina será formada por sete deles, seis homens e uma mulher. A preparação está forte, com treinos nos caiaques e canoas, e academia. Espero que a competição corra bem como sempre, e contando com a presença da torcida londrinense com parentes e amigos, que torna tudo ainda mais legal”, comentou.

Outra equipe destaque que estará presente no Parajaps é a de Goalball, uma modalidade do paradesporto desenvolvida exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Disputado em quadra, com times de seis jogadores, três titulares e três reservas, uma bola com guizo é arremessada e os atletas seguem seu som, com o objetivo de balançar a rede do gol do adversário.

Os times de Londrina do Goalball vêm sendo treinados por Marcio Rafael. A equipe masculina foi campeã do Regional Sul de Goalball, vice da Copa Paraná de Goalball e ficaram na 4ª colocação no Campeonato Brasileiro de Goalball da Série A – melhor posição já conquistada pela equipe. No Parajaps, das nove edições até agora, o time conquistou sete títulos.

A equipe feminina é nova, formada majoritariamente por atletas adolescentes e compete pela primeira vez no Parajaps. O técnico Marcio Rafael está otimista com o desempenho do time e já espera chegar ao pódio logo na estreia. “O Parajaps é a competição mais importante do estado. Nossa equipe está muito focada. Temos uma hegemonia muito boa nessa modalidade. Competir em Londrina é muito bom, a cidade acolheu os jogos e com isso damos o máximo para representar a cidade. Nossos amigos e parentes comparecem para prestigiar e isso motiva mais a busca pelo título. Esse trabalho realizado ao longo dos anos também tem méritos da Fundação de Esportes de Londrina e da Prefeitura, pois o Feipe nos auxilia a manter o grande nível da equipe” declarou.

Essa é a sétima vez que Londrina sedia o Parajaps. Em 2020, os jogos não foram realizados no Paraná, devido à pandemia, retornando em 2021. A 9ª edição foi organizada de forma adaptada a essa nova realidade, com o número de modalidades e participantes reduzidos, tendo contado com 1.300 participantes e 29 municípios. Diferente dos outros anos, não foi feita uma classificação geral com somatória total de pontos, ou seja, com uma cidade vencedora ao término do torneio, que teve jogos apenas contados por modalidades, de forma separada. A última edição classificatória foi a de 2019, com Londrina conquistando a quarta posição, somando 96 pontos, atrás de Cascavel, Maringá e Curitiba.

O coordenador geral do Paraná Esporte, Emerson Venturini, enfatizou que, em 2022, o objetivo foi retornar ao formato original completo. “Este ano estamos retornando ao formato tradicional e esperamos que o evento seja um sucesso. As expectativas são as melhores, esperamos muitos atletas que já participaram das Paralimpíadas, e outros que estão buscando a classificação. Como se trata de um evento de rendimento nós temos o melhor da participação de paratletas do Estado”, disse.

A realização do Parajaps em Londrina, montagem das quadras e centros de competições tem organização geral feita pela FEL, em parceria com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Centro de Educação Física da UEL. Além disso, há parceria com o Paraná Esporte, que cede materiais e estruturas necessários para as diferentes modalidades.

O assessor de eventos da FEL, Sandro Henrique dos Santos, ressaltou que por trás de toda logística que envolve a competição existe um cuidado muito grande visando a melhor acomodação dos paratletas. “A acessibilidade é uma parte importante da organização desse evento, então nós temos um grande envolvimento de toda a Fundação de Esportes e das Secretarias parceiras para fazer todas as adaptações necessárias, no intuito de realizar da melhor forma possível o Parajaps”, salientou.

Texto: Sofia Loredo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Tags: 10ªediçãoLondrinanovembroParajapssedia

Outros Posts

Eliana Palma e Marcelo Carvalho conversaram com a reportagem no estúdio do jornal. Crédito: Pamela Maria
Últimas Notícias

Feira Luz & Arte – Edição Sinfonias do Inverno começa no Luzamor nesta sexta (12)

12 de setembro de 2025
Irmãs de Palavra lançam Um Lugar Mágico, romance de Dany Fran e Kelly shimohiro
Maringá

Um Lugar Mágico marca os 10 anos de carreira de Dany Fran e Kelly Shimohiro, as Irmãs de Palavra

12 de setembro de 2025
Na foto de Cibelle Gaidus, Jo Mistinguett e Strangepeo, a dupla se prepara para a experiência musical de Techno Mundo - sessões ao vivo que acontece de 2 a 11 de outubro na Casa Quatro Ventos. Crédito: Cibelle Gaidus
Cultura

Jo Mistinguett apresenta “TECHNO MUNDO – sessões ao vivo” em Curitiba

11 de setembro de 2025
Imagem: Divulgação
Maringá

Feira Motirõ realiza edição especial no Levé da Fruta com arte, cultura, gastronomia e ação solidária em prol dos animais – Veja a entrevista

11 de setembro de 2025
No dia 11/9 do Chile, o povo viveu os piores momentos da história do país
Maringá

Evento compara, com filmes e debate, dois 11/9: o do Chile e o dos EUA

11 de setembro de 2025
Noite de Oração pela Paz Mundial em Maringá
Maringá

Feizi Milani participa da Noite de Oração do GDI em Maringá

11 de setembro de 2025

IMPRESSO

  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2025 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
    • Na Área do Esporte
    • Na Raiz do Esporte
  • Geral
  • Colunas
  • Saúde
  • Obituário
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2024 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.