Londrina sedia o 9º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes

Pela primeira vez, a cidade de Londrina receberá o Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, que chega a sua 9ª edição, evento que será realizado nos dias 23 e 24 de novembro, no teatro do Colégio Londrinense – UniFil. A iniciativa é uma promoção da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), contando com o suporte de instituições patrocinadoras e apoiadoras. Os encontros reúnem autoridades, gestores e profissionais representando diferentes regiões do estado, abordando ferramentas e soluções que melhorem a eficiência dos serviços públicos prestados à população, em especial para as pequenas e médias cidades.

As inscrições para a 9ª edição estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pela plataforma Sympla. A página também apresenta a programação já confirmada, e o cronograma ainda terá outros participantes e atividades a serem incluídos.

O prefeito Marcelo Belinati destacou a importância de Londrina sediar o encontro estadual de Cidades Digitais e Inteligentes. “Por Londrina ser polo em tecnologia e informação, receber o Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes confirma o quanto somos referência na área. Vamos ter a oportunidade de mostrar a todos os administradores das cidades visitantes, a estrutura e a maturidade do nosso Ecossistema de Inovação. Sem dúvida, ser sede desse evento é mais uma grande conquista para a cidade”, enfatizou.

Ele também enalteceu os investimentos voltados à transformação digital na gestão municipal. “A nossa gestão modernizou e digitalizou a forma de trabalhar, dos procedimentos entre os setores, do atendimento à população e também como os londrinenses têm acesso aos diversos serviços pelas plataformas digitais. É um avanço e otimização do tempo para todos”, detalhou Belinati.

Conforme o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o investimento em governos digitais é imprescindível para os municípios que buscam crescimento econômico. A programação em construção, acrescentou o diretor, contempla soluções práticas, casos de sucesso nas Prefeituras e políticas públicas que possam contribuir com o planejamento municipal voltado para o setor nas administrações. “O momento exige, cada vez mais, o uso estratégico da tecnologia em todos os setores, que impacte em uma melhor oferta dos serviços públicos e na qualidade de vida do cidadão”, afirmou.

Além do investimento em governos digitais, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, garantiu que a cidade também tem trabalhado para fortalecer a economia digital. “Londrina já tem uma venture capital que financia e dá suporte a startups, atraindo novos empreendedores de todo o país. Já temos mais de 250 startups ativas e o primeiro HUB de Inteligência Artificial do Senai instalado aqui. Então são fatores que nos dão qualificação para desenvolver o digital em vários nichos, inclusive na administração pública”, detalhou.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, contou que o Município se mobilizou para trazer o evento para Londrina, de forma inédita. “O Congresso já ocorreu em várias cidades paranaenses, participamos mais uma vez no ano passado, na 8ª edição em Maringá, e a cidade apresentou seus trabalhos no segmento tecnológico. Nesse período, iniciamos tratativas para sediar a edição seguinte e conseguimos. Este evento vem fortalecendo a rede de cidades e gestores com o propósito de trocar experiências e bons resultados, apontando como a tecnologia pode contribuir para o aprimoramento dos serviços públicos, da integração entre setores, que refletem em benefícios para a população”, avaliou.

Moreira citou que representantes de todo o Paraná estarão presentes no encontro de Londrina, nos dias 23 e 24 de novembro, reunindo pessoas que trabalham diretamente com tecnologia e soluções para cidades inteligentes. “Ficamos muito honrados e contentes em concretizar essa iniciativa aqui. Teremos várias autoridades do estado, convidados e profissionais apresentando trabalhos. É importante fortalecer este ramal e trazer esse holofote para Londrina com temáticas relevantes e tão atuais como as voltadas ao conceito de cidades inteligentes”, concluiu o diretor.

Programação – As políticas de inovação do Governo do Estado serão apresentadas aos municípios pelo secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel. Outro tema abordado no Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes é o papel da Governança de TI e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação no desenvolvimento das cidades.

Uma feira de soluções tecnológicas também ocorre paralelamente ao ciclo de palestras. Os gestores poderão conhecer ferramentas voltadas para diversas áreas da administração pública, disponibilizadas pelas empresas 1Doc, CTMGEO, Aprova, IGTECH, Softplan, Evolution Tecnologia Funerária, Voxcity Tecnologia e Partner Telecom. O evento tem o apoio institucional da governança Londrina Inteligente, Sebrae, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das Associações regionais de municípios ASSOMEC, AMOCENTRO, AMCESPAR, CANTU, AMSOP, AMUNOP, AMSULPAR, AMUSEP, AMUVI e COMCAM.

O Congresso propicia a troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público, melhorando a comunicação com os munícipes e promovendo um ambiente de conectividade, empreendedorismo e crescimento econômico.

Nesse contexto, a intenção é reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas e vereadores interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades neste momento desafiador e importante para a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Sair da versão mobile