Notícias em Destaque
Mais de 10 mil peixes serão soltos no Rio Ivaí na próxima semana
Programação conjunta das prefeituras de Maringá e Itambé vai garantir a soltura de mais de 10 mil peixes e o plantio de mil mudas de espécies nativas nas margens do Rio Ivaí, na quarta-feira da próxima semana, 30 de abril. O evento será aberto às 8h30, na Casa da Cultura de Itambé, com palestra para estudantes sobre a importância dos cursos de água e da preservação da vegetação ribeirinha.
Após a palestra os estudantes e convidados farão a soltura de peixes e o plantio de mudas nas margens do Rio Ivaí, na zona rural de Itambé. A ação é mais um resultado da iniciativa pioneira da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá, que desde o final do ano passado promoveu parcerias com prefeituras e entidades de municípios localizadas nas bacias dos rios Pirapó e Ivaí.
Para o secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo, de 2013 para cá o foco ambiental da administração do prefeito Roberto Pupin vem dando resultados não só em Maringá, como também se propaga pela região: “Hoje temos facilidade em constituir parcerias para plantar mais árvores em margens degradadas e introduzir peixes de espécies nativas. Só no Ivaí já estamos chegando a cerca de 100 mil exemplares e no próximo ano com certeza devemos dobrar esse número. Tivemos também duas intervenções ambientais no Rio Pirapó, temos outras agendadas para o Ivaí e uma novidade: em breve no Rio Paracatu, tributário do Pirapó que fornece água para o município e Nova Esperança”.
A ação deste dia 30 marcará em sete meses a terceira soltura de peixes e plantio de árvores no Ivaí, o maior rio totalmente paranaense. Com 685 quilômetros extensão e uma bacia com 36.622 quilômetros quadrados ele beneficia 120 cidades, quase um terço dos municípios do Paraná. Ao mesmo tempo, está sendo estruturado o Movimento Pró Rio Ivaí, cujo objetivo é mantê-lo saudável, preservado, sem barragens e outras intervenções que possam destruir os berçários de peixes existentes em todo o seu curso.
O prefeito de Itambé, Carlos Zampar, convida a comunidade da região para a programação deste dia 30, lembrando que a soltura de peixes e o plantio nas margens do Ivaí benefica vários municípios. “Fechamos parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá para esse projeto de repovoamento e proteção do Rio Ivaí pela sua importância à nossa região”, destacou Zampar.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá