Mais de 23 mil fazem provas do PAS da UEM neste domingo; provas acontecem em 11 cidades

As provas do PAS da UEM acontecem no campus sede, em Maringá, e em outras 10 cidades

As provas do PAS da UEM acontecem no campus sede, em Maringá, e em outras 10 cidades Foto: UEM

Acontecem neste domingo, 23, as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o PAS da UEM, com cerca de 23,5 mil candidatos, sendo 4.056 da Etapa 3. Aprovados entram na UEM em 2026.

A Etapa 3 é a prova final do PAS, realizada no terceiro ano do ensino médio, que abrange os conteúdos estudados nesse ano, além de conhecimentos anteriores.

Minha Página AMP

Em Maringá, as provas serão no câmpus sede, no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), no Centro Universitário Ingá (Uningá), nos colégios estaduais Unidade Polo e Gastão Vidigal e no Instituto de Educação Estadual.

As provas serão aplicadas também em outras 10 cidades: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama.

Os locais de prova podem ser consultados no site do concurso, no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM.

Os portões serão abertos das 13h20 às 13h50 e as provas começam às 14 horas. Para entrar na sala, é necessário portar documento oficial com foto e caneta transparente de cor azul. A CVU recomenda que os candidatos compareçam ao local de prova com uma hora de antecedência. A saída será permitida a partir das 17h e o horário final de aplicação será às 19 horas.

A prova do PAS 2025 será constituída de redação e de 40 questões objetivas estilo somatória de diferentes áreas do conhecimento. O gabarito provisório das questões objetivas será divulgado a partir das 10 horas da segunda-feira, 24, e a nota e a imagem da redação serão divulgadas no dia 10 de dezembro. O resultado final será publicado no dia 19 de dezembro de 2025, a partir das 10h, pelo site do PAS.

 

Medicina e Biomedicina são os cursos mais concorridos

O curso mais concorrido da Etapa 3 é Medicina, com 522 inscrições. A concorrência universal é de 104,4 candidatos por vaga e a de cotas sociais é de 83 candidatos por vaga. A segunda maior concorrência é de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.

O curso de Nutrição, que é novidade neste concurso, teve 140 inscrições. A concorrência é de 41 candidatos por vaga pelo sistemas de cotas sociais e 35 candidatos/vaga para ampla concorrência. A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do processo.

No PAS são ofertadas 758 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, sendo 471 de ampla concorrência e 287 voltadas a políticas afirmativas.

 

Bancas de Heteroidentificação

Conforme o Edital nº 040/2025-CVU, o candidato classificado na Etapa 3 do PAS para vagas relacionadas às cotas sociais para negros e cotas para negros deverá comprovar a autodeclaração no ato da pré-matrícula. Ou seja, a condição autodeclarada será verificada por banca de heteroidentificação presencial em data, horário e local a serem estabelecidos em edital, após a divulgação do resultado final.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile