Notícias em Destaque
Mais de 400 pessoas participam da abertura da Semana de Meio Ambiente
Mais de 400 estudantes do ensino médio e acadêmicos do Unicesumar participaram nesta segunda-feira (1) da abertura da Semana de Meio Ambiente de Maringá na Câmara Municipal. O evento foi marcado pela apresentação artística da Roda de Choro da UEM, exibição de filme e palestra sobre mudança climática proferida pela professora Ana Paula Vaz.
O primeiro dia de evento contou com a participação do vice-prefeito Claudio Ferdinandi (representando o prefeito de Maringá, Roberto Pupin); do presidente da Câmara, Chico Caiana; do secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim; da secretária da Mulher, Anália Nasser; do presidente da União dos Jornalistas e Escritores de Maringá, Joel Cardoso; do presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM), Carlos Alberto Bueno Rego; do presidente do Lions Maringá Centro, Marco Aurélio Maciel; da sargento Mara da 3ª Companhia de Polícia Ambiental; educadores e servidores da administração municipal.
O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, ressaltou a importância da preservação ambiental e do trabalho integrado para a prevenção de desastres naturais.
São Paulo não cuidou das nascentes, das matas ciliares e sofreu com a falta de água. Em Maringá a Secretaria de Meio Ambiente realiza ações intensas para a preservação dos córregos com o plantio de mais de 40 mil mudas de árvores nativas e a soltura de mais de 500 mil peixes, destacou Crispim, lembrando do perigo da construção de usinas nos rios paranaenses. Devemos utilizar outras fontes, como a energia solar e eólica e não as usinas nos rios que provocam mudanças radicais como a inundação de terras férteis, gerando problemas econômicos e sociais, destacou.
Crispim também lembrou que após a realização da Semana, a Secretaria intensificará ações para a retirada de animais criados irregularmente em fundos de vale.
Reconhecimento
O presidente da Câmara, Chico Caiana, lembrou que a Semana do Meio Ambiente foi instituída por lei de autoria do então vereador Umberto Crispim, há mais de 20 anos, ele que hoje é secretário de Meio Ambiente de Maringá. Uma prova da sua preocupação, já há muitos anos, com a ecologia e a vida em Maringá.
O presidente também fez o registro de que em todas as semanas a Câmara de Maringá esteve presente, sediando exibição de filmes, palestras e exposições de trabalhos de artes, o que se repete agora em 2015.
Caiana registrou que o meio ambiente tem que ser prioridade de todos que se interessam pelo futuro.
O presidente também fez o registro de que em todas as semanas a Câmara de Maringá esteve presente, sediando exibição de filmes, palestras e exposições de trabalhos de artes, o que se repete agora em 2015.
Caiana registrou que o meio ambiente tem que ser prioridade de todos que se interessam pelo futuro.
O vice-prefeito Claudio Ferdinandi parabenizou as ações da Secretaria de Meio Ambiente e lembrou do papel de jovens para a construção de uma sociedade mais sustentável. Não podemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. O meio ambiente depende de cidadãos conscientes e principalmente do apoio dos jovens, afirmou.
A Semana de Meio Ambiente que tem como tema Ações para Combater o Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e prossegue até quarta-feira (3) com inauguração de Estação de Reciclagem, blitz ecológica e exposição ambiental.
Programação da Semana de Meio Ambiente
Terça-feira (2)
Local: Av.Brasil esquina com Av.Duque de Caxias
9 horas – Pedágio Ecológico: Vamos Preservar a Natureza;
Local: Av.Morangueira, nº 1.505
10h30 -Inauguração: Estação de Reciclagem – Supermercado Cidade Canção.
Quarta-feira (3)
Local: Câmara Municipal de Maringá:
9 horas- Exposição ambiental no Hall de entrada;
9h15- Apresentação cultural ;
9h35- Procunciamento do Secretário Umberto Crispim de Araújo;
9h45- Exibição do Filme: Aquecimento Global;
10 horas- Palestra Arborização Urbana (Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho Esalq/Universidade de São Paulo).
11 horas- Encerramento
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá