Notícias em Destaque
Maringá celebra Dia do Meio Ambiente com reciclagem de isopor
Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente estão programadas diversas atividades nesta quinta-feira (5) na Praça Raposo Tavares. Organizadas pela Secretaria do Meio Ambiente, as atividades se estenderão até às 17 horas, com distribuição de folders de conscientização ecológica, mostra de produtos reciclados e exibições de uma unidade móvel de reciclagem de isopor.
Durante a abertura do evento, o vice-prefeito Claudio Ferdinandi destacou as ações de preservação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura nos últimos anos. Nosso maior legado com certeza é a recuperação dos fundos de vale. Demos sequência ao Plano Mata Atlântica desenvolvido na última administração municipal e concentramos o trabalho no plantio de mudas, na recuperação das nascentes e na soltura de peixes, afirmou.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, em dois anos a administração municipal foi responsável pelo plantio de 33 mil mudas de espécies nativas às margens dos córregos, modificando a natureza na cidade. Vamos continuar com essas ações de preservação, cuidando do que há de melhor na nossa cidade verde, que é a natureza. Até o final de 2016 pretendemos plantar mais 30 mil mudas, garantiu, lembrando que a Prefeitura também recuperou as minas do Parque do Ingá, revitalizou o Alfredo Nyffeler e acabou com a erosão no Bosque II e no Horto Florestal.
Os alunos do Lar Escola da Criança acompanharam as atividades desenvolvidas na Praça Raposo Tavares pela Prefeitura e visitaram os estandes de incentivo à reciclagem da Secretaria de Meio Ambiente, de orientações aos consumidores do Procon e de atendimento às mulheres da Secretaria da Mulher.
Entre os parceiros das atividades estão a Polícia Ambiental, orientando quanto à conscientização contra a pesca e caça predatórias, animais em risco de extinção e taxidermizados, materiais elaborados por artistas plásticos com a utilização de rejeitos reciclados. A Secretaria de Saúde destinou uma equipe para orientar quanto ao combate do mosquito da dengue.
A In Brasil Madeira Plástica está expondo produtos confeccionados com madeira plástica produzida de resíduos descartados por empresas. A Rede 100% Materiais de Construção está coletando banners de lona usados para a confecção de sacolas retornáveis. O Sesc Maringá levou uma exposição de produtos de decoração confeccionados com materiais recicláveis.
O Instituto São Francisco montou um ponto de coleta de óleo de cozinha pós-consumo e a Coopervidros montou um ponto de coleta de vidros. A cooperativa Coopercanção está recolhendo sucatas eletrônicas e expondo eletrônicos antigos.
Isopor
A grande novidade na praça, segundo o secretário de Meio Ambiente, é a apresentação da unidade móvel sobre um caminhão – que passa a ser utilizada na reciclagem de isopor em Maringá. Uma parceria da secretaria com a Cidade Verde, empresa de reciclagem.
O isopor demora até 400 anos para degradar e hoje é um dos produtos que mais poluem a natureza. Sintético e fabricado a partir do petróleo, polui e prejudica o solo também devido propriedades impermeáveis, cursos de água, e quando queimado junto com o lixo libera grande quantidade de gás carbônico.
Com o sistema de reciclagem implantado com a parceria em Maringá, o isopor será industrializado, passando a ser utilizado principalmente na construção civil e outras formas de reaproveitamento para tetos, rodapés, preenchimento e regularização de pisos, concreto leve e outras aplicações aproveitando qualidades de conforto térmico e acústico.
Palestras
Na quarta-feira (4) pela manhã, a terceira palestra promovida pela Secretaria de Meio Ambiente lotou a Câmara Municipal com estudantes que ouviram e participaram da palestra do professor Tiago Ribeiro da Costa sobre o tema Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, além de apresentação de filme do Green Peace sobre os riscos do aquecimento do planeta e aplaudida apresentação de dança por índios Guarani Nhandeva sobre o relacionamento dele com a natureza.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá