Notícias em Destaque
Maringá é referência em gestão ambiental pelo Ministério de Meio Ambiente
Eleita como a melhor cidade para se viver do Brasil pela consultoria Macroplan, Maringá será premiada como referência em medidas sustentáveis e gestão ambiental pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA). O anúncio foi feito nesta semana durante a 131ª reunião ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O município está entre as 100 cidades do país selecionadas por terem, entre outros critérios, um órgão municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, plano de próprio de resíduos sólidos e se destacado em ações educativas. A premiação está prevista para junho de 2019, no Fórum Brasil de Gestão Ambiental a ser realizado em Campinas (SP). Também serão premiadas 26 secretarias das capitais dos 26 estados mais o Distrito Federal.
O secretário de Meio Ambiente, Ederlei Alkamim, explica que a premiação é um reconhecimento não apenas dos esforços do poder público, mas também da dedicação da sociedade civil organizada. Temos na cidade o primeiro Conselho Municipal do Meio Ambiente do país, criado há 40 anos e 20 antes de ser uma obrigação legal. O Plano Municipal de Resíduos Sólidos é uma outra conquista conduzida pela administração e feita por várias mãos, decisivo para o destaque nacional, acrescentou.
Alkamim ainda destaca o licenciamento ambiental realizado pelo próprio município em 2017. Os recursos levantados com o serviço são revertidos em ações em defesa do meio ambiente como a recuperação e preservação de reservas florestais, explica, lembrando que podem ser feitos investimentos em atividades de educação ambiental, entre outras iniciativas para o controle de ações nocivas ao meio ambiente.
Maringá também é pioneira no cenário estadual como o único município a ter um sistema próprio de Sistema de Licenciamento Ambiental. A informatização reduz gastos com papéis e outros materiais, dando celeridade aos processos e evitando idas e vindas à Secretaria de Meio Ambiente.
Outro programa que torna o município referência é a política animal. A administração criou uma diretoria específica para a causa incluindo na nomenclatura da Secretaria de Meio Ambiente o termo Bem Estar Animal. O setor intensificou fiscalização de maus tratos, conta com uma emergência animal e ampliou as castrações dos animais de rua.
O secretário de Meio Ambiente salienta ainda o plano municipal de arborização, em andamento e com prazo de entrega para o 1º semestre de 2019. O estudo inventaria e seleciona melhores espécies, visando a garantia de árvores saudáveis e evitando riscos de quedas e demais prejuízos ambientais. A comissão de elaboração reúne engenheiros florestais e civis, biólogos, arquitetos, entre outros profissionais, além de considerar aspectos históricos e o primeiro planejamento arbóreo da cidade.
As ações são hoje possíveis graças a termos um órgão (Secretaria de Meio ambiente) plenamente estruturado e com o apoio incondicional do prefeito Ulisses Maia, finaliza Alkamim.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá