Desde o final de semana, é grande o movimento de pessoas nos cemitérios de Maringá, mas a grande movimentação está prevista para esta terça-feira, 2 de novembro, data em que se celebra o Dia de Finados. A estimativa da prefeitura é de que cerca de 100 mil pessoas visitem o Cemitério Municipal, mesmo em tempo de pandemia.
O túmulo mais visitado mais uma vez deverá ser o de Clodimar Pedrosa Lô, o garoto de 15 anos que foi assassinado a pancadas por policiais de Maringá em 1967. Há vários mitos a respeito de Clodimar e seu túmulo, inclusive histórias de milagres.
Mais de 50 anos depois, o Caso Clodimar continua sendo o mais emblemático da crônica policial de Maringá, já tendo rendido livros, documentários, uma peça de teatro e até um filme. Para conhecer mais sobre Clodimar e sua tragédia, siga este LINK.
100 mil visitantes
Tanto o Cemitério Municipal, onde foram sepultados os primeiros pioneiros maringaenses, desde a década de 1940, também o Cemitério Parque espera grande movimentação. O Municipal espera cerca de 100 mil visitantes. O número é menor do que em anos anteriores devido a pandemia da covid-19, mas é um número que equivale a população de Sarandi e maior do que o número de moradores de qualquer cidade da região.
Para receber tamanho público, a prefeitura pede aos visitantes que respeitem as normas de prevenção a covid-19, como a obrigatoriedade das máscaras faciais e distanciamento. Cada cemitério terá apenas uma entrada liberada e quem entrar deve higienizar as mãos com álcool gel, que estará à disposição.
A Missa de Finados, que tradicionalmente acontece várias vezes no dia no cruzeiro do Cemitério Municipal, desta vez não acontecerá para evitar aglomeração de pessoas. Também os cultos organizados pelas comunidades evangélicas foram desaconselhados.
Haverá triagem na entrada do cemitério para análise e controle de materiais, como vasos e flores. É proibido entrar com embalagens plásticas e recipientes que acumulem água. Isso para evitar a criação de focos do mosquito Aedes Aegypti, em prevenção à dengue.
Fiscalização no entorno
A Secretaria de Fazenda informa que está com fiscais para vistoriar o comércio ambulante no entorno do cemitério. Estão liberados para trabalhar os vendedores que estão cadastrados na Prefeitura e respeitem os locais determinados por decreto municipal para o comércio.
Tradicionalmente, Dia de Finados é aguardado por vendedores de flores naturais, flores plásticas e velas, além de produtos para alimentação.
A Secretaria de Infraestrutura também informa que é proibido o trânsito de veículos particulares no interior do cemitério. Para ajudar quem precisar de deslocamento, há veículos disponibilizados pela Prefeitura para o traslado de deficientes físicos e idosos.