Algumas já experimentadas em eleições, outras menos conhecidas nos meios políticos, algumas com possibilidades de serem eleitas, outras concorrendo simplesmente para ajudar seus partidos a completar chapas, 12 mulheres que têm domicílio eleitoral em Maringá serão candidatas nas eleições deste ano e serão apresentadas juntas na noite desta quarta-feira, 29, às 19 horas, no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Avenida Juscelino Kubitschek, ao lado do Cemitério Municipal.
A apresentação das pré-candidatas é organizada pelo Movimento Mais Mulheres no Poder (MMMP), que mostrou força no pleito municipal de 2020 e contribuiu para a eleição de duas vereadoras para a Câmara de Maringá. Para isso, conta também com a união dos partidos políticos que têm representação e pré-candidatas em Maringá. Elas serão apresentadas juntas, apesar das diferenças ideológicas.
O evento é mais uma oportunidade de dar visibilidade às mulheres pré-candidatas e evidenciar o necessário enfrentamento à reduzida representação feminina no poder legislativo, cujo impacto tem sido o não atendimento integral às necessidades das mulheres por meio das leis e políticas públicas, historicamente formuladas e geridas por homens.
Aas pré-candidatas maringaenses são as seguintes:
Barbara Segantine – PCdoB (Deputada Estadual);
Coronel Audilene – PP (Deputada Estadual);
Majô – PP (Deputada Estadual);
Margot Jung – PT (Deputada Estadual);
Prof. Ana Lúcia – PDT (Deputada Estadual);
Brenda Rompatto – PSB (Deputada Federal);
Elenice Santos – REDE (Deputada Federal);
Jessica Magno – PT (Deputada Federal);
Kelly Ramos – REDE (Deputada Federal);
Lilianny Ripke – MDB (Deputada Federal);
Mércia Froeming – MDB (Deputada Federal);
Prof. Grasy Takano – PDT (Deputada Federal).