Imagine as melhores porções, pratos, pratinhos, bandejas, fritinhos, assadinhos, cozidos, enfim, tudo aquilo que os botecos mais frequentados da cidade oferecem para fidelizar sua clientela, feito com um esmero ainda maior para provar que sua comida de boteco é a melhor da cidade, talvez a melhor do Estado e com direito a concorrer a melhor comida de boteco do Brasil. O concurso mais saboroso do ano, o Comida di Buteco 2024, começa sexta-feira, 5, e vai até o dia 28, com a participação de 25 bares de Maringá. No Paraná, o concurso acontece em outras quatro cidades, sendo 40 cidades em 12 Estados brasileiros, totalizando 1.100 bares.
Ao longo de três semanas, público e jurados visitarão os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Historicamente, a cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.
O Comida di Buteco nasceu em Belo Horizonte (MG) há 24 anos, logo todos os botecos da cidade queriam participar e o concurso passou a ser realizado em outras cidades, depois em outros Estados. Em 2023, ano em que Maringá participou pela primeira vez, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance, registrando um milhão de votos computados em todo o Brasil e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente nos botecos – tudo isso isso gerou mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor e mais de 10 mil empregos diretos. Nas redes sociais do concurso, foram registradas 160 milhões de impressões e alcançou mais de 10 milhões de pessoas. Cerca de 150 mil turistas estiveram presentes nos circuitos.
O Bar do Rafa, um estabelecimento de 40 anos fundado por José Rafael Pacheco e tocado pela família, foi o campeão no primeiro ano em que Maringá foi incluída no concurso e agora se empenha para repetir o título na competição deste ano.
Para os botecos participantes, o concurso traz grande divulgação, os pratos que são carro-chefe passam a ser conhecidos e muitos curiosos e apreciadores vão querer conhecê-los, promovendo um resgate da cozinha de raiz, com foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar.
“Significa, acima de tudo, simplicidade e autenticidade, e sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração”, explica o diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira.
Grandes marcas validam relevância do evento
Para participar do Comida di Buteco, não é preciso pagar nenhum tipo de inscrição. Todos os bares são convidados, levando em conta sua história e importância na cidade. Quem “paga a conta” são grandes marcas que acreditam no projeto.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco.
Confira os patrocinadores:
Apresentação: Piraquê
Cerveja Oficial: Eisenbahn
Promoção: RPC
Patrocinio: Santander/Getnet, Coca Cola, Assaí, Dom Novilho
Apoio: McCain, Zero Cal, Chandon, Germer, Reserva 51, Simples Reserva
Apoio Institucional: Prefeitura de Maringá, Visite Maringá (Convention Bureau), Sebrae, Viaje Paraná, Ibis, Rádio Mundo Livre, Pajolla Mídia, Abrasel, NEOOH, Sympla, Boxnet
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