A velocidade máxima de veículos na área urbana de Maringá passa a ser de 50 quilômetros por hora em todas as ruas e avenidas, com exceção da Avenida Colombo, que é o trecho urbano da BR-376, e a Avenida Sinclair Sambatti, o Contorno Sul, que é um desvio da PR-317, onde a velocidade pode chegar a até 60 quilômetros por hora.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, o que está sendo feito é na verdade uma padronização, já que hoje há vias e trechos com diferentes velocidades. Um terço dos 120 radares instalados na área urbana determinavam velocidade de 50 Km/h, outros permitiam 60 e havia até os de 40 Km/h. Agora, serão todos 50 quilômetros.
A padronização dos radares deve trazer uma certa tranqüilidade para os condutores de carros e motocicletas, que saberão que em qualquer lugar da cidade ele não poderá trafegar com velocidade acima de 50 Km/h, a não ser nas avenidas Colombo e Sinclair, que são rodovias, preferenciais em toda sua extensão e raros cruzamentos.
“A Semob pretende concluir a padronização desses equipamentos até o final de fevereiro, garantindo regras mais claras e de fácil compreensão para os condutores”, afirma Luciano Brito.
Veja também


