516 casais dizem “sim!” em casamento coletivo hoje a noite no Cabeção, em Maringá

O Casamento Comunitário, que terá casais de várias cidades da região para regularizar sua situação civil, foi criado há 19 anos pelo Tribunal de Justiça do Paraná

Casamento coletivo

Cerimônia do Casamento Coletivo Civil realizado em Maringá em edições anteriores - Foto: André Renato/PMM

O casamento Coletivo que acontece nesta sexta-feira, 19, às 19 horas no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, também conhecido como Ginásio Cabeção, na Vila Olímpica de Maringá, deve oficializar a situação de 516 casais. Muitos já vivem juntos há muitos anos e querem regularizar a situação perante a lei, outros são casais de namorados residentes nas cidades de Astorga, Paiçandu, Sarandi, Marialva, Mandaguaçu e Maringá.

 

Minha Página AMP

O casamento é uma iniciativa da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) como parte do programa Justiça no Bairro. Em Maringá, o evento é organizado pela prefeitura, Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Serviço Social do Comércio (Sesc) e TJ-PR. O Justiça no Bairro acontece desde segunda-feira no segundo piso do Terminal Urbano, onde vem sendo oferecidos vários serviços à comunidade.

 

Na semana passada, a Secretaria de Assistência Social (SAS) e o Provopar realizaram a entrega de mais de 1,5 mil trajes que foram doados pela população. Entre as peças estão ternos, camisas sociais, vestidos de noiva e de festa, sapatos, gravatas e outras.

 

Samira Rodrigues, uma das noivas inscritas, aproveitou a oportunidade para provar e escolher o tão sonhado vestido. “Esse tipo de ação é muito importante para nós, que não temos condições. É uma felicidade imensa poder finalmente casar. Estou há cinco anos com meu noivo e o tempo de espera para dizer o sim, foi longo. Hoje minha escolha é o vestido de noiva”. Os noivos saíram da prova de roupas com seus trajes em mãos.

 

Há trajes para todos os casais inscritos, de acordo com a diretora do Provopar, Rosângela Danielides. O município está entrando em contato com cada um para agendar a prova. “Os noivos de outras cidades que não puderam comparecer no dia da prova dos trajes terão o direito de provar as roupas por meio das entregas realizadas pelo Provopar. Conseguimos contemplar todos os casais, graças à grande quantidade de doações que recebemos da população”, frisa.

Imagem de casamento coletivo realizado em Maringá Foto: Arquivo

 

A celebração será realizada pela Juíza de Paz Joeci Machado Camargo, desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que criou o programa Justiça nos Bairros e o Casamento Coletivo há 19 anos. Junto com ela estarão o padre Dirceu e a pastora Terezinha Pereira, que é também secretária da Mulher de Maringá. O evento contará com a presença da Orquestra do Sesc, a cantora mirim Íris Mantovani, os alunos da Apae de Sarandi e a cantora Viviane Caznak.

Sair da versão mobile