A abertura da Avenida Pioneiro João Pereira continua sem previsão de conclusão

A abertura da Avenida Pioneiro João Pereira continua sem previsão de conclusão

O asfalto termina na Avenida Alziro Zarur no Conjunto Ney Braga - Foto: redação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A licitação das obras foi realizada no ano de 2013 no mandato do então prefeito Roberto Pupin (que era do PP), com a gestão até 2016. O principal objetivo era ligar a rotatória do Shopping Catuaí Maringá até o fundo do Parque das Laranjeiras, um investimento de aproximadamente 6,8 milhões que foi aprovado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com a licitação aberta no dia 02 de abril de 2013, processo 221/2013, a Prefeitura de Maringá, por meio da Diretoria de Compras e Licitações da Secretaria Municipal de Recursos Materiais, Abastecimento e Logística (SEMAT), solicitou a contratação de empresa de engenharia para execução de obras de pavimentação asfáltica e drenagem na Av. Pioneiro João Pereira (no trecho entre a Av. Colombo e Rua Senador Accioly Filho), sendo que cerca de 17,5 mil metros quadrados passariam por pavimentação, com a drenagem de 1,9 mil metros quadros.

Somente em julho de 2015 foram iniciadas as obras de pavimentação e implantação de galerias de águas pluviais e galeria celular na Avenida João Pereira, com transposição sobre o Ribeirão Maringá e o Córrego Nazareth. E a previsão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná era que a obra fosse concluída até fevereiro de 2016, porém um aditivo estendeu o prazo para julho de 2017.

No entanto em 2018 já na gestão do prefeito Ulisses Maia, o projeto inicial teve que ser readequado pela equipe técnica da Diretoria de Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e o contrato com a empresa vencedora da licitação foi cancelado.

O novo projeto prevê obras de ligação desde a Rua Henrique Bim, próxima ao futuro viaduto da Avenida Colombo, no Jardim Indaiá, até a Avenida Pintassilgo, que é uma extensão da Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff, na divisa do Jardim Brasília com o Parque das Laranjeiras.

As obras buscam minimizar os impactos ambientais, para preservação das nascentes no Ribeirão Maringá e a região de mata nativa que vai até as proximidades da Avenida Colombo, porém as obras permanecem paralisadas.

Foto: redação

Com a abertura da Avenida João Pereira, a população que mora na região Oeste de Maringá terá uma rota alternativa para atravessar a cidade sem ter que enfrentar o trânsito da Avenida Mandacarú e região central. Os conjuntos Sanenge I e Thaís, Parque Hortência I e II, Jardim Everest, Moradias Atenas I e II, e Três Lagoas, são alguns desses bairros que poderão usufruir o novo trajeto, que ainda não tem previsão de término para as obras.

Para a comerciante Rosemary Picolo, que trabalha em um mercado no Parque Laranjeiras, a abertura da Avenida João Pereira contribuirá para que mais pessoas possam conhecer o comércio desta região. “O fluxo de carros vai aumentar ainda mais, e o comércio dos bairros será mais visto”, disse. Ela ressaltou a importância da implantação de quebra-molas e sinaleiros para garantir a segurança dos pedestres e motoristas que trafegam por esta avenida. “Nos finais de semana a Avenida João Pereira parece pista de corrida”, revelou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), nos informou que a Prefeitura de Maringá vem envidando esforços no sentido de conseguir recursos para a Avenida João Pereira, mas ainda não obtiveram resposta positiva do Governo Federal e quanto ao trânsito desta região, as expectativas são boas. “Em relação ao fluxo do trânsito, há grandes expectativas de melhorias após a construção do trevo do Catuaí, projeto que o município de Maringá vai receber através de um Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) e que será doado ao Estado que realizará a obra”, anunciou.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile