A cada dia, 13 pessoas ficam feridas no trânsito de Maringá

Levantamento feito com base em dados do 5º Grupamento dos Bombeiros revela que desde o início do ano foram quase 2.460 pessoas feridas em acidentes na cidade

FOTO 01

Diariamente bombeiros e socorristas fazem o atendimento primário a vítimas de acidentes. Crédito: Corpo de Bombeiros

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A cada dia, 13 pessoas ficam feridas em acidentes de trânsito somente no perímetro urbano de Maringá. Um levantamento feito com base em ocorrências atendidas na cidade pelo 5º Grupamento dos Bombeiros (GB) mostra que até a última sexta-feira, 25, os acidentes de trânsito deixaram 2.458 pessoas feridas.

Desse total, 1.472 pessoas tiveram ferimentos considerados leves. Porém, os feridos moderados e graves, ocupam uma fatia significativa dos casos. Foram 774 pessoas que necessitaram de encaminhamento ao hospital. Alguns casos, infelizmente, evoluem para óbito. Nos locais de acidente, neste ano, os bombeiros constataram 18 mortes em acidentes.

Essa alta demanda de pacientes feridos por acidentes de trânsito em hospitais, em um momento de pandemia da Covid 19, sempre é motivo de preocupação das autoridades de saúde. Um dos defensores de medidas de restrição de circulação como o Toque de Recolher no Paraná é o próprio secretário de saúde do Estado, Beto Preto.
Segundo a Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), medidas que restringem a circulação de pessoas principalmente durante a noite e madrugada causaram redução de quase 40% na quantidade de feridos por acidentes e armas no Paraná ao longo de 2021. “O toque de recolher é efetivo e por isso, o Estado mantém essas medidas”, destacou o secretário em recente entrevista coletiva.

Em Maringá, a redução no número de acidentes foi de 3% na comparação com o ano passado. Ao todo, no mesmo período de 2020, foram 2.548, porém o número de óbitos no local foi bem maior (34).

Veículos envolvidos

De acordo com dados do Detran, Maringá tem 321.217 veículos, sendo que motos e motonetas são 59.299 e carros são 174.457. Apesar da discrepância nos números, as motos e motonetas causam mais da metade dos feridos em acidentes de trânsito. Os dados do 5º GB apontam para 55% das ocorrências.

Para tentar reverter esses dados, campanhas constantes de conscientização, como as recentes ações do maio amarelo e a fiscalização rigorosa por meio de radares, por exemplo, são medidas adotadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e pelotão de trânsito da Polícia Militar.

Em razão de medidas restritivas previstas em decretos estaduais e municipais, o foco tem sido as operações de blitze constantes. Vale lembrar, que de acordo com o último decreto municipal de Maringá, as medidas de restrições são mantidas em Maringá até segunda-feira, dia 28 de junho.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile