Compositor, Cantor, humorista e ator brasileiro, João Rubinato, é considerado o Noel Rosa Paulista. Nascido em 1910 na cidade de Valinhos-SP, é filho dos imigrantes italianos Ferdinando e Emma Rubinato.
Aos14 anos mudou-se para Santo André para trabalhar e ajudar a família. Anos mais tarde, já com 22 anos, vai a São Paulo e emprega-se como vendedor de tecidos. A capital paulista se tornou uma porta para João apresentar o talento em vários programas de calouros da rádio Cruzeiro do Sul de São Paulo.
Em 1935, João passa a adotar o nome ‘Adoniran Barbosa’ em homenagem ao melhor amigo Adoniran, um colega de boemia e ao cantor Luis Barbosa, pioneiro do samba de breque, de quem era muito fã.
No mesmo ano, foi aprovado no programa de Jorge Amaral com a música ‘Filosofia de Noel Rosa.
Em 1941, transfere-se para a rádio Record onde atua na radioteatro chamada Serões Domingueiros. Nesta época, conhece Osvaldo Moles, responsável pela criação de diversos personagens com linguajar tipicamente popular, o que influencia Adoniran em composições na década de 50.
A carreira é marcada com grandes sucessos durante a década de 50, tendo o primeiro disco gravado em 1951 pela gravadora Continental, dentre estes a Marcha Rancho “Os Mimosos Colibri” de Hervê Cordovil, e Osvaldo Moles, e o samba saudade da maloca de autoria própria.
As obras dele retratam o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Para isso, usa da maneira de falar dos imigrantes italianos de bairros paulistas.
Inspirado pela canção saudosa Maloca, Osvaldo moles cria o programa história das malocas para a rádio Record a qual o próprio Adoniran interpretava um personagem, no caso, o seu personagem foi o Charutinho, ficando no ar por mais de três anos.
Quatro anos depois de estrear na rádio Record, Adoniram compõe e grava a canção Trem das Onze, sucesso que se tornou o hino da cidade de São Paulo.
Em 1973, lança o primeiro lp individual como cantor, incluindo canções novas e antigas. Sua última composição foiTtiro ao Alvaro, gravada também por Elis Regina em 1980.
Adoniran Barbosa morreu em São Paulo no dia 23 de novembro de 1982