Não são raros os casos em que ícones da cultura popular, em âmbitos diversos, externaram suas virtudes com a maturidade consolidada. Agenor de Oliveira, o Cartola, sagrado compositor carioca, é um exemplo; sentiu os bafos da glória sobre seu cangote já carcomido pelos anos, encaminhando-se para os 70 verões. Há outras celebridades dividindo esse histórico na música, na literatura, artes plásticas, filosofia, marcenaria….
Na Aldeia temos um caso: o maringaense Jessé Vidigal, malgrado seja um escriba de reconhecido talento, provado em atuações no jornalismo, somente agora, aos 67 anos, comete sua primeira ousadia literária. Ela está contida no conto ‘A Cidade Sob a Neblina’, um relato curto, mas intenso, que parte da Rua Paranaguá, na Vila Sete, e percorre avenidas, becos e praças de Maringá. Em logradouros que o progresso engoliu, vamos reconhecer figuras de um pretérito nem tão distante assim. Andaremos de charrete Cerro Azul abaixo (e acima), ouviremos Rosalino cantando hits de Jerry Adriany em casa/bares de madeira na Vila Marumbi; flertaremos com ‘primas’ na Praça da Pernambucanas e negociaremos bugigangas e substância ilícitas com os ‘miseráveis’ da Raposo Tavares.

Uma Macondo regional; uma Tocaia Grande semi-urbana, é essa a Cidade Canção que será estampada nas poucas páginas da obra. A descrição de um período chuvoso impressiona. Leva quem lê a deslizar nos barros escorregadios das ruas; despertará a fé de que as ressequidas folhagens benzidas na Missa de Ramos têm o poder de interromper os raios, missão impossível até para os metais instalados no cimo da Catedral.
Personagens do conto serão identificados por quem já tenha acima de 40 anos. O autor destas mal traçadas é um dos contemplados. Num dos parágrafos, o leitor vai se sentir no interior de um nauseabundo boteco (provavelmente na Rua Joubert de Carvalho), acompanhando uma porfia de sinuca com cobertura de fictícia emissora de rádio. O ‘speaker’ outro não é e sim o autor deste tratado que e recomenda o escrito. É bom de ler a aldeã abordagem.








