“A descoberta do Eldorado”, documentário que conta a história de Maringá, pode ser visto no YouTube

A descoberta do eldorado

Cartaz do documentário Reprodução

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Já pode ser assistido pelo YouTube o documentário “A Descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá – 1947-1988”, resultado de pesquisa e direção do historiador Miguel Fernando e produção do Maringá Histórica e Cosmos Filmes.

A produção de 69 minutos conta com filmes e fotos de diferentes situações e épocas da história de Maringá, mostrados dentro de uma narrativa linear recheada de depoimentos de pessoas que viveram ou testemunharam momentos importantes da história da cidade.

O próprio Miguel Fernando, fundador do Maringá Histórica,faz a narração.

“Considero esse documentário primoroso do ponto de vista da técnica narrativa, combinando depoimentos de pessoas que vivenciaram os acontecimentos, com pessoas que tem expertise acadêmica, como é o meu caso e de outros colegas, recolhendo imagens de época, tendo uma enorme capacidade de sintetizar informações num curto espaço de tempo, numa combinação feliz da informação escrita e falada com a imagética”, comenta o historiador e professor Reginaldo Benedito Dias, também um dos entrevistados. Para ele, o documentário deveria ser exibido nas escolas.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), relembrou sua própria história. “Sou nascido aqui, tenho um amor muito grande pela cidade, conheço bema história de Maringá, já li muito e poder ver em imagens é muito legal, muito gratificante recordar toda essa história. Ficava imaginando meus netos e bisnetos lá na frente assistindo um filme contando a nossa história. O que vale é aquilo que você deixa como imagem e por isso vale a gente ter a certeza de deixar uma bela história”, diz.

“Vivemos na atual Maringá, mas a maioria da população não tem a mínima ideia de todo trabalho que foi necessário para chegarmos na forma que a cidade tem hoje.Também não conhecemos as pessoas que lutaram pela cidade, seja na política, seja nas demais áreas de trabalho. Assim, considero muito importante ações que nos ajudem a conhecer melhor a história da cidade na qual vivemos e nos ajuda a sermos gratos por todo o trabalho feito por todos que vieram antes de nós”, diz a funcionária pública Adriane de Godoy Vieira.

“A Descoberta do Eldorado” é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Use este LINK para assistir “A descoberta do Eldorado”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile