Prefeito diz que Abrigo Municipal de menores vai para instalações melhor adequadas

Silvio Barros anunciou que estão sendo tomadas providências para que abrigo de crianças tenha novas instalações

As 25 toneladas de alimentos foram arrecadadas durante a Expoingá, nos dias de shows pagos pela prefeitura Foto: Ricardo Lopes

O discurso do prefeito Silvio Barros (PP) sobre a situação do Abrigo Municipal, de onde seis crianças fugiram na noite de domingo, 25, só sendo encontradas na madrugada de segunda-feira, foi o ponto alto do evento realizado pelo Pra Somar – Programa de Apoio Social e Mobilização Voluntária para a entrega a instituições filantrópicas de alimentos arrecadados na Expoingá. Segundo ele, já estão sendo todas providências para mudar o abrigo para instalações mais condizentes com suas necessidades.

 

Minha Página AMP

A fuga das crianças abriu a primeira crise da administração na área social e, devido à situação dos atendidos na instituição, o problema exige solução imediata, o envolveu ainda durante a madrugada o prefeito, o secretário de Assistência Social Leandro Bravin e sua equipe, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e até o Ministério Público.

 

Segundo o prefeito, as crianças que estão no Abrigo Municipal vêm de situações complicadas em suas famílias e precisam ser tratadas de forma diferenciada, principalmente porque muitas delas terão dificuldades para se expressar e podem fazê-lo por meio de atos violentos e críticas às pessoas que estão à sua volta, como os profissionais que trabalham no abrigo, tanto que a primeira justificativa que deram para terem fugido foi a de que recebiam maus-tratos por parte de servidores.

 

“Eu e a Bernadete [1ª Dama] fomos pessoalmente procurar um lugar onde possamos instalar o abrigo e já temos um espaço em vista”, disse o prefeito, destacando que já existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público e a prefeitura de Maringá em que o município se compromete transferir o abrigo para instalações adequadas.

 

O prefeito disse que o prédio atual, que não foi construído para tal fim e que as adaptações realizadas não atenderam às necessidades, tem vidros quebrados, portas que não trancam e as crianças, se quiserem, podem ter acesso ao teto. Em outras palavras: as crianças estão expostas a perigo na situação atual.

 

Apesar de ter determinado medidas emergenciais para solucionar os problemas atuais, o prefeito disse que todas as providências estão sendo tomadas para que o abrigo passe a funcionar em instalações adequadas.

 

Arrecadações na Expoingá ajudam 24 instituições

O Pra Somar, com apoio da Prefeitura de Maringá, entregou as 25 toneladas de alimentos não perecíveis a 24 instituiçõoes assistenciais. Os alimentos foram arrecadados durante a Expoingá nos dias dos shows artisticos oferecidos pela prefeitura, como os de Duda Bertelli e Luan Pereira.

 

A primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, reforçou a importância da iniciativa para fortalecer as atividades desenvolvidas pelas instituições assistenciais.“O Pra Somar não é somente sobre doação de alimentos, mas sobre atendimento direto às demandas de quem mais precisa”, afirmou.

Autoridades de varios setores e parceiros prestigiaram a entrega de alimentos Foto: Ricardo Lopes

 

A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, destacou o caráter solidário da Expoingá. “Quando uma instituição precisa de alimento para atender quem mais necessita, é essencial o apoio da Prefeitura, do Pra Somar e das mãos voluntárias. Para que esse alimento chegue a quem vai consumir, muitas mãos trabalharam. Por isso, vejo a Expoingá como uma grande vitrine não apenas de negócios, mas também de solidariedade e empatia”, afirmou.

 

Entidades beneficiadas

 

 

Notícias relacionadas

Sair da versão mobile