Atendendo a uma Lei Municipal que pretende reduzir a desigualdade e o isolamento de mulheres de famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Maringá iniciou neste sábado, 14, a distribuição de absorvente íntimo e produtos de higiene pessoal.
A ação acontece por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, numa parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) do Paraná, Coletivo Igualdade Menstrual, a Câmara Municipal e o MUDI/UEM. Nesta manhã foram entregues cerca de 6,6 mil pacotes.
A distribuição de absorvente íntimo tornará ação permanente da prefeitura. O município está em fase de implantação da política de combate à pobreza menstrual com o projeto de Lei 15.929/2021, que prevê a distribuição de absorvente íntimos.
Os produtos serão distribuídos pela CUFA Paraná nas cidades do trecho Maringá-Londrina. Mais de 500 mulheres serão beneficiadas com essa fase da ação.
A movimentação na manhã deste sábado contou com a participação da coordenadora da CUFA Paraná, Lua Gomes, a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAMM), Alana Marquezini, a vereadora e procuradora da Mulher, Professora Ana Lúcia (ODT), e a coordenadora do projeto “Prevenção e autocuidado na saúde reprodutiva”, Sônia Trannin de Mello.