Agosto terá agenda com sete eventos artísticos em Maringá

Crédito: Montagem/Freepik/Cristiano Martinez

Contrariando a lógica, aquela do “mês do desgosto”, agosto promete ser recheado de sons, ritmos, palavras, imagens… enfim, cultura em todos os cantos de Maringá. Para aliviar e alegrar a alma.

A reportagem listou pelo menos sete eventos artístico-culturais programados para ocorrerem da primeira à última semana deste período em 2024. Quase todos com entrada gratuita.

Logo de cara, a programação abre no primeiro dia do mês com música. O 1º Festival Piano em Cena terá o concerto de Eduardo Monteiro, às 20h, na Sala Joubert de Carvalho do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). Acesso grátis; mas a retirada dos ingressos deve ser feita a partir das 19h15.

Reconhecido pela crítica como um dos maiores expoentes do cenário pianístico nacional, Monteiro é um dos seis concertistas que vão se apresentar ao longo desse festival, nas datas de 1º, 2, 3, 8, 9 e 10 de agosto, sempre às 20h, no CAC: Alexandre Zamith, Maria Teresa Madeira, Cristian Budu, Luciana Sayure e Ney Fialkow (além do próprio Monteiro). É um repertório do erudito ao popular, de Beethoven a Pixinguinha.

É um projeto produzido com verba de incentivo à Cultura, Lei Municipal de Maringá n° 11200/2020 – Prêmio Aniceto Matti. Confira a programação no perfil: @piano.em.cena

Arte: Reprodução

SAU
De 5 a 9 de agosto, o campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediará a volta da Semana de Artes (SAU), evento que reúne atividades artístico-culturais de diversas cidades paranaenses sob o tema “viemos para ficar!”. Acesso grátis.

A 8ª edição da SAU será realizada paralelamente à 1ª Conferência de Cultura da UEM, que discutirá as políticas culturais na universidade e aprovará o Plano de Cultura dessa instituição.

A abertura será no dia 5, a partir de 8h30, com apresentação da Orquestra de Câmara da UEM, no auditório da Biblioteca Central (BCE). Em seguida, a palestra “Artes e Cultura nas Instituições de Ensino Superior do Paraná: como ampliar redes de apoio, fomento e investimento?”, com Renê Wagner Ramos (Seti/PR).

De maneira geral, a programação da SAU reserva exposições, apresentações musicais e teatrais, sessão de cinema, feira de artes, entre outros. É uma realização da UEM, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura e Comitê Gestor Cultural.

A ação integra o selo OCUPA UEM – Arte e Cultura. Para saber mais detalhes, siga @dcu.uem

Crédito: Arquivo/Assessoria de Comunicação/UEM

Semana Literária
Programada para ocorrer simultaneamente em 27 cidades do Paraná, a 43ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro ocorrerá também no Sesc Maringá (avenida Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7) de 7 a 11 de agosto, com entrada gratuita.

Haverá bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços. Também estão previstas atividades específicas para o público infantil e escolas e instituições podem realizar agendamentos na Central de Relacionamento da unidade.

Maringá receberá reconhecidos nomes do cenário literário nacional, com pelo menos oito vencedores e finalistas do Prêmio Jabuti – um dos mais importantes da literatura brasileira –, entre eles: Socorro Acioli, Ana Rapha Nunes, Ademir Assunção Blandina Franco, Raphael Montes, Renato Forin, Rodrigo Garcia Lopes e Luiza Romão.

Durante todos os dias do evento o público terá acesso à feira de livros, com livrarias comercializando livros com descontos especiais sobre o valor da capa.

Toda a programação é gratuita, mas as atividades estão sujeitas à lotação do espaço, retirada de ingressos e à pré-inscrição. Confira no site oficial do evento: www.sescpr.com.br/semanaliteraria/

Escritor Raphael Montes é um dos convidados da Semana Literária Sesc (Crédito: Divulgação)

Ecos do Ingá
A 6ª edição do projeto Ecos do Ingá homenageia a bateria e seus ícones, no próximo dia 11 de agosto. Trata-se da maior mostra de música instrumental do Paraná realizada pelo Cottonet-Clube sob coordenação de Paulinho Schoffen. Este ano ocorrerá no bairro inteligente e sustentável Eurogarden.

As apresentações começam a partir das 15h e grandes nomes do instrumento estarão em Maringá para shows gratuitos. São eles:

No sábado, dia 10 de agosto, o Teatro Barracão será palco para um bate-papo com Edu Ribeiro, Vera Figueiredo e Cuca Teixeira, a partir das 16h30, com entrada gratuita. Para participar, as inscrições podem ser feitas pelo formulário que estará disponível no link da bio do @cottonetclube

Bruno Cotrim e Brasil Jazz Combo no Ecos do Ingá 2024 (Crédito: Divulgação)

Mês da Música
De 18 a 31 de agosto, a cidade será palco em espaços públicos para nova edição do Mês da Música.

“Prepare-se para um mês repleto de ritmos, apresentações e muita diversão! Fique ligado no perfil para não perder nenhuma novidade sobre os eventos, artistas e toda programação musical que preparamos”, diz o perfil oficial do evento no Instagram (@mesdamusica.maringa).

Por enquanto, a programação ainda não foi divulgada.

A Cápsula
Em 10 de agosto, o filme maringaense “A Cápsula” (Brasil/2024 – 92min) terá sua pré-estreia n’A Toca Espaço Cultural (Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 3.625, próximo à antiga Sanbra). Sessão às 19h30, com entrada gratuita.

Com a participação dos atores Danielli Pasquini (Maringá), Bernardo Hohmann (Curitiba) e Luiz Carlos Persy (Rio de Janeiro), o filme é uma coprodução entre a Cosmos Filmes, de Maringá, e a produtora Kinopus Audiovisual, de Londrina.

“A Cápsula” conta a história de Mariana (Danielli Pasquini), uma moça sonhadora, e seu irmão mais novo, Dinho (vivido pelo ator mirim Bernardo Hohmann, de 10 anos), que sobrevivem em um futuro pós-apocalíptico e encontram uma cápsula do tempo que os guia em uma missão para salvar seu povoado. Juntos, eles enfrentam misteriosas memórias do passado.

Quando um povoado próximo é atacado pela temida gangue chamada “Breu”, os dois irmãos se unem a um amigo e a um casal de idosos peregrinos em uma viagem até a grande cidade, na arriscada missão de encontrar uma forma de resolver o problema da falta d’água. As memórias contidas na cápsula tornam-se as grandes chaves dessa jornada.

O filme de Ribamar Nascimento (roteiro e direção) é um projeto realizado com verba de incentivo à cultura – Lei Municipal 9160/2012 Prêmio Aniceto Matti – Audiovisual – da Secretaria da Cultura de Maringá. Verba do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) – Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura e Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Cartaz de divulgação da pré-estreia do filme maringaense (Crédito: Reprodução)

Nipo-Brasileiro
Um dos pontos altos do 33º Festival Nipo-Brasileiro é a programação cultural e gastronômica. O tradicional evento em Maringá vai rolar de 3 a 11 de agosto, na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). A previsão é de que cerca de 70 mil pessoas de várias cidades da região visitarão o festival, que embora seja realizado pela colônia japonesa, é apreciado por pessoas de todas as origens.

Serão quatro pavilhões para apresentar e divulgar produtos das empresas parceiras, shows musicais, danças folclóricas, exposições de artes plásticas, bonsai, ikebana, além de wokshops para ensinar pixel art, oshibana, origami e mangá.

Um dos atrativos artísticos é a apresentação dos taiko, que são os tambores japoneses, a cargo do grupo Wakadaiko. Formado por jovens tocadores, seu objetivo é transmitir a cultura japonesa através das vibrações. Na abertura do dia 3 (sábado), por exemplo, Saikyou Yosakoi Soran, Wakadaiko e show musical a partir de 21h; depois, Matsuri Dance, às 22h.

Apresentação de taiko (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)

O acesso ao evento é por meio de ingressos; mas em algumas tardes e noites, entrada gratuita. Para mais informações, acesse o site oficial do evento: https://festivalnipobrasileiro.com.br/

Sair da versão mobile