Com 40 anos dedicados ao Direito e ao ensino, Alaércio Cardoso se torna Cidadão Benemérito de Maringá

Alaércio Cardoso, Cidadão Benemérito de Maringá

Alaércio Cardoso discursa na reinauguração do Bloco D-34 da UEM, onde leciona há 38 anos Foto: Redes sociais

O advogado Alaércio Cardoso, que há quase 40 anos é professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e que foi idealizar da mobilização que arrecadou R$ 200 mil junto a ex-alunos do curso para reformar o bloco da UEM onde está o curso de Direito, torna-se Cidadão Benemérito de Maringá na noite desta quinta-feira, 23, durante sessão solene da Câmara Municipal.

A honraria é um reconhecimento pelo trabalho de Cardoso como advogado, professor de três instituições de ensino superior, Procurador Geral do município e chefe de Gabinete da prefeitura de Maringá. A iniciativa é do vereador Mário Verri (PT), que logo ganhou coautoria dos vereadores Altamir Antonio dos Santos (PSDB), Belino Bravin Filho (PP) e Ana Lúcia Rodrigues (PDT) e aprovada pelos demais vereadores.

Verri diz que, além do professor e do advogado, deve ser levado em conta o cidadão Alaércio Cardoso, preocupado em intervir da melhor maneira para melhorar a sociedade e cujo proceder em todas as áreas de atuação serve como exemplo e inspiração para outras pessoas.

O doutor Alaércio com a esposa Vânia e a filha Marina Foto: Redes sociais

Um exemplo recente da luta de Cardoso para mobilizar a sociedade em busca do bem-estar comum ocorreu na reforma do Bloco D-34 do câmpus sede da UEM, onde funciona o curso de Direito, onde ele estudou e leciona há 38 anos. Com infiltrações, rachaduras, problemas no reboco, pintura e instalação elétrica, o pavilhão se deteriorava a cada dia e a instituição não tinha como reformá-lo devido à grande quantidade de obras paralisadas no câmpus. O professor Alaércio deu início a um trabalho para buscar o apoio de ex-alunos daquelas mesmas salas, que hoje são advogados bem-sucedidos, professores, juízes, delegados, promotores ou mesmo em outras profissões e empresários. A subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) comprou a ideia, criou uma comissão e em poucos dias arrecadou R$ 200 mil, contratou uma construtora e na semana passada foi reinaugurada a reforma do D-34.

Professor Alaércio Cardoso posa com membros da comissão que levantou recursos e reformou o Bloco D-34, do curso de Direito da UEM Foto: UEM

Na PUC – Pontifícia Universidade Católica, que teve câmpus em Maringá e onde o homenageado lecionou por muitos anos, a entidade representativa dos acadêmicos de Direito é o Centro Acadêmico Alaércio Cardoso.

O professor Alaércio é casado com Vânia Azevedo Cardoso, do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da UEM, e pai da também advogada Marina Azevedo Cardoso.

Veja também

Sair da versão mobile