A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove, nesta sexta-feira, 23, em Maringá, uma solenidade que marca a comemoração do Dia da Indústria, reunindo lideranças do Noroeste do estado. O evento integra uma série de homenagens que serão realizadas em seis regiões paranaenses até o dia 30, reconhecendo empresários que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da indústria no Paraná. O empresário Amaury Cesar Cruz Couto, da Lightsweet, será um dos homenageados.
Com o tema “Construindo legados, transformando a indústria”, a cerimônia em alusão ao Dia Nacional da Indústria, celebrado oficialmente em 25 de maio, será realizada no Moinho Vermelho Buffet, a partir das 19 horas. O evento reunirá autoridades, empresários e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil da região Noroeste.
Na ocasião, a Fiep entregará a Medalha do Mérito Industrial aos empresários Amaury Cezar Cruz Couto, da Lightsweet, de Marialva, e Luis Fernando Wunderlich Ferraz, do Grupo FA Maringá.

Também será entregue o título de Benemérito da Indústria à família de Daniel da Silva, da Grandelly Estofados, de Umuarama, em reconhecimento póstumo à sua trajetória de dedicação e impacto positivo no setor.
Amaury Couto, que é engenheiro químico, na década de 1970 participou da pesquisa que rendeu a primeira patente à Universidade Estadual de Maringá (UEM) ao conseguir o fracionamento dos componentes das folhas da Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni. A estévia é a base do trabalho desenvolvido por sua empresa, a Lightsweet, que produz as marcas Loowçucar e Magro.
A ação faz parte do compromisso da atual gestão da Fiep em reforçar a representatividade da indústria paranaense, valorizando as bases industriais em todas as regiões do estado. Com quase 80 mil empresas sob representação institucional da Federação, que geram mais de 1 milhão de empregos diretos, o Paraná possui o quarto principal parque industrial do Brasil, sendo o terceiro quando se considera somente a indústria de transformação.
“Mais uma vez, as comemorações do Dia da Indústria servem para destacar a força e a diversidade do setor industrial paranaense, refletidas no legado de todos os industriais que, com muita justiça, serão homenageados pela Fiep”, afirma o presidente da entidade, Edson Vasconcelos.
Veja também