A vereadora e professora Ana Lúcia Rodrigues será empossada como primeira Procuradora da Mulher da Câmara de Maringá amanhã a partir das 9h30, no decorrer da sessão ordinária.
Ela tem 58 anos, é professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e está no primeiro mandato no Legislativo.
A Procuradoria da Mulher foi fundada pela lei de resolução 659/2021, publicada no Órgão Oficial, em 17 de maio deste ano. Refere-se de órgão institucional que age a favor da população feminina, desfruta de autonomia e independência funcional, não estando conectada a nenhum outro órgão da Câmara Municipal.
De acordo com a lei, a Procuradoria da Mulher será concebida por uma Procuradora da Mulher e uma Procuradora Adjunta, indicadas pelo Presidente da Câmara Municipal, a cada dois anos, no começo de cada legislatura.
O mandato acompanhará a frequência da eleição da Mesa Executiva e o cargo de Procuradora da Mulher será exclusivo de vereadora em execução.
A primeira Procuradoria da Mulher foi formada na Câmara Federal, em 2009. No Paraná, é existente em 49 cidades, algumas ainda em época de instalação.
Em Maringá, as mulheres simbolizam 52% da população da cidade e 54% dos eleitores do município. Entre as funções da Procuradoria da Mulher estão, por exemplo, receber, testar e direcionar aos órgãos habilitados de denúncias de violência e discriminação contra a mulher e recomendar, vistoriar e acompanhar o andamento de programas do Executivo que atendem à promoção da igualdade de gênero, assim como a realização de campanhas educativas e antidiscriminatórias da área municipal.