Neste sábado, 23 de julho, faz 59 anos que um grupo de pioneiros de Maringá, todos voluntários, oficializaram a fundação da Associação Norte Paranaense de Reabilitação, a ANPR, uma entidade que nascia para prestar atendimento a pessoas acometidas por Poliomielite, mas acabou atendendo também outras pessoas portadoras de deficiências físicas.
A ANPR, fundada em 23 de julho de 1963, é caracterizada como uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e duração indeterminada. Seu começo se deu por iniciativa de uma comissão da sociedade civil, presidida pelo médico José Carlos Dias de Toledo, com o objetivo de atender naquele momento pessoas acometidas por Poliomielite e outras deficiências físicas.
No início, a associação contava com estrutura física provisória, localizada na Avenida Brasil, onde atendeu até 1966, quando mudou sua estrutura para a Praça João XXIII, um terreno triangular na frente do Instituto de Educação e fundos da Catedral – isto na época em que a Catedral ainda era de madeira. No mesmo local hoje está o ParCão, com equipamentos para a diversão de cães. O atendimento era voltado totalmente à reabilitação e a confecção de adaptação. Na década de 70, a associação passou a ofertar atendimento educacional.
Neste período outras necessidades foram surgindo, como a ampliação dos atendimentos e deu-se início à construção de uma nova sede, com terreno doado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Em 1982, surge uma nova fase em que a Educação e Reabilitação passam a ser desenvolvidas em conjunto na promoção de superação de limitações físicas, bem como um trabalho voltado para a educação especializada.
Atendimento pelo SUS
No ano de 2002, a ANPR iniciou uma parceria com o SUS (Sistema Ùnico de Saúde) e deu início ao Centro Integrado Regional de Reabilitação.
Em 2014, passou por uma evolução importante no que se refere a educação. A SEED (Secretaria de Estado da Educação) aprovou o Parecer nº 07/2014, o qual alterou a denominação das Escolas de Educação Especial para Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial para firmar uma nova reorganização administrativa e pedagógica.
No decorrer do tempo a ANPR passou por muitas mudanças, evoluiu em espaço físico, administrativo e nas parcerias com o poder público, tendo por objetivo principal instituir e coordenar amplos serviços de Assistência Social,
Escola especial
Educação e Saúde. Atualmente a ANPR é mantenedora da Escola de Educação Básica na Modalidade Especial Albert Sabin, que atende 262 alunos regularmente matriculados na Educação Infantil (zero a 5 anos), Ensino Fundamental Ciclo Contínuo (1º e 2º ano em um período de 10 anos) e a Educação de Jovens e Adultos – Fase I – Etapa Única, por meio de um currículo flexível que possibilita a escolarização, considerando tempo, ritmo com um tempo maior de permanência em cada etapa e ciclo.
Em suas instalações a escola da ANPR oferece Biblioteca, Biblioteca e/ou Sala de leitura, laboratório de informática, pátio coberto, parque infantil, piscina, refeitório, área verde, banheiro adequado ao uso dos alunos com deficiência, além de 18 salas adaptadas para alunos com deficiência.
A ANPR mantém também a Oficina Ortopédica e o Centro Integrado Regional de Reabilitação, que atendem atualmente a 285 pessoas com deficiência física neuromotora e outras, residentes em Maringá e demais municípios que fazem parte da 15ª Regional de saúde, sendo que a Oficina Ortopédica confecciona órtese e prótese. A entidade conta com uma diretoria executiva e financeira, formada por pais de alunos da escola ou por contribuintes e por uma equipe interna composta por um diretor pedagógico e um coordenador financeiro.
Assim, ao longo desses anos, a ANPR vem construindo sua história de lutas, com muito trabalho, firmando parcerias para realização de um trabalho de qualidade aos seus assistidos.