Antonio Manfrinato recebe homenagem de Ulisses Maia no aniversário de 100 anos

Antonio Manfrinato

O prefeito Ulisses Maia foi levar seu abraço ao velho pioneiro no seu aniversário de 100 anos, em dezembro de 2021 Foto: Dirceu Herrero

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Uma grande festa, com a participação da quatro gerações da família, amigos e algumas autoridades, marcou a comemoração dos 100 anos de Antonio Manfrinato, o “seo” Tonico, um dos mais antigos moradores de Maringá. O prefeito Ulisses Maia (PSD), que já homenageou Manfrinato em outras oportunidades, compareceu para dar um abraço no pioneiro.

O centenário foi no dia 2, mas a festa aconteceu neste sábado, 4.

Maia entregou ao lavrador aposentado um certificado. A homenagem foi “Pela passagem dos cem anos, pelas contribuições ao desenvolvimento de Maringá, por seu trabalho e pela formação de uma família que se tornou tradicional em nossa cidade”. “Tenho um carinho especial pelos pioneiros, responsáveis por dar início a essa cidade maravilhosa que vivemos”, frisou o prefeito.

Antonio Manfrinato nasceu em 1921 em Nova Europa, distrito de Araraquara, São Paulo. Aos 18 anos mudou-se para Andirá, onde se casou em 1943. Chegou a Maringá em 1947, ano em que a cidade foi fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).

Durante 29 anos trabalhou na fazenda de café do gerente da CMNP, Aristides Souza Melo, onde hoje fica o campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Primeiro como porcenteiro. Depois como gerente.

De 1947 até agora continua na mesma região da cidade. Ali ele e a mulher formaram uma grande família que já está na quarta geração, viu serem construídas as primeiras casas da Zona 7, nascer escolas, igrejas católicas e evangélicas e a universidade, além de fazer muitos amigos que já se foram.

Hoje, Antonio Manfrinato mora na Rua Rui Barbosa, ao lado do Supermercado Condor, uma área que era mata fechada quando ele abriu a fazenda do Doutor Aristides para plantar as primeiras mudas de café.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile