O Instituto AOCP formou a primeira Turma do Programa de Desenvolvimento de Lideranças na semana passada, em uma solenidade especial na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e, além do cerimonial de formatura, com a entrega dos certificados, os alunos apresentaram os projetos sociais desenvolvidos ao longo dos três meses de formação como tarefa para conclusão do curso.
Iniciado em setembro, o programa somou mais de 50 horas de capacitação e visou formar os seus participantes com potenciais para se tornarem multiplicadores de informações sobre os serviços socioassistenciais disponíveis em seus bairros.
O curso, realizado em parceria com o Instituto Ekloos e com o apoio dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, ofereceu uma grade diversificada, composta por encontros presenciais e on-line, incluindo palestras, workshops, atividades práticas e sessões de discussão. As capacitações abordaram as temáticas como: Sonho e Propósito Social, Projetos e Negócios Sociais, Mobilização Social, Comunicação e Presença Digital, Finanças e Aspectos Legais e Formalização.
Para Michelle Braga, uma das participantes, o valor do trabalho em grupo, tanto em seu processo de aprendizado, como nas ações sociais, é de grande valor. “Aprendemos como abordar as pessoas, identificar quais são os desafios e os métodos para solucioná-los. Os problemas precisam ser solucionados”, detalha Braga.
Além dos formandos, a celebração contou com a presença da diretora-presidente do Instituto AOCP, Lilian Ravagnani, a assistente social do Instituto Gabriela Melhado, e a representante do Instituto Ekloos, Mariana Santos, assim como a participação das autoridades da assistência social de Maringá, o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Tiago Dolphinne, a responsável pela Gerência da Proteção Social Básica, Eloá Lamin, e diretores das unidades do Cras do munícipio.
As abordagens dos projetos apresentados foram bem variadas, percorrendo diversos desafios da sociedade, como causas relacionadas as crianças e aos adolescentes, a falta de acesso às informações sobre os programas socioassistenciais, violência contra a mulher, meio ambiente, causas animais e ação solidária no Natal – uma forma de combater a fome e propor a confraternização para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“O Instituto AOCP espera que os conteúdos apresentados nestas capacitações sejam colocados em prática. O que em um momento foi teoria e discussão, seja colocado em prática e o que um dia foi um sonho, se torne realidade!”, destaca a diretora-presidente, Lilian Ravagnani.
A assistente social, Gabriela Melhado, reforçou a importância da iniciativa e já planeja novas ações para o próximo ano. “Saio deste evento sabendo da diferença e da contribuição do nosso programa na vida dessas pessoas. Conseguimos desenvolver o lado líder dos alunos, junto com o propósito de cada um e dentro da comunidade em que eles vivem. Então, certamente, colheremos muitos frutos desses projetos”, ressalta.
O Instituto AOCP parabeniza os líderes pela conclusão e agradece a todos que contribuíram para a inciativa. O projeto voltará com diversas novidades em 2025! Em breve, novas informações sobre a 2ª edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças serão divulgadas.
Sobre o Instituto AOCP
É uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades por meio de programas sociais através do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.