Assessoria
Os apartamentos studio, com metragem variando entre 20 a 45 metros quadrados (m²), têm se destacado como uma tendência mundial em 2024 devido à sua praticidade e economia. Compactos, modernos e funcionais, esses imóveis oferecem uma infraestrutura externa completa como de um condomínio, atraindo tanto moradores quanto investidores. E a alta demanda para aluguéis de longo prazo (long stay) e de curto prazo (short stay), através de plataformas como o Airbnb, tem tornado os studios uma oportunidade ainda mais rentável.
Em Maringá-PR, os apartamentos compactos chegam para atender perfis diversificados (jovens casais, solteiros e profissionais) que valorizam morar perto do trabalho e de áreas de lazer, além de serviços essenciais como bancos, supermercados, farmácias, escolas e faculdades. Além de bem localizados, os studios são construídos em empreendimentos que oferecem o máximo de qualidade de vida aos moradores, permitindo relaxar ou se divertir sem sair de casa, em condomínios que assemelham-se a clubes, com diversos espaços compartilhados: piscina, lavanderia, coworking, salão de festas, churrasqueira e academia – recursos que proporcionam maior conforto para receber visitas ou para o trabalho remoto.
Essa popularidade dos studios é impulsionada por uma mudança de comportamento global, com jovens saindo mais tarde da casa dos pais, preferindo não assumir compromissos matrimoniais e buscando mais liberdade e flexibilidade. Luciana Fonseca, diretora do Instituto Cidades Responsivas, destaca que as unidades compactas são mais acessíveis e propõem um estilo de vida moderno e dinâmico sem perder a qualidade de vida do dia a dia. “Os imóveis compactos atendem as necessidades urbanas contemporâneas com infraestrutura voltada ao bem-estar dos moradores, combinando praticidade, conforto e localização estratégica. São opções seguras e atrativas aos investidores”, afirma Luciana.
Eduardo Paulino, CEO da A5 Arquitetura, elenca fatores que impulsionam a alta demanda por apartamentos studio na cidade. “Maringá se destaca pelo desenvolvimento de grandes empresas e atrai muitos profissionais qualificados e executivos, gerando uma demanda significativa por moradias, especialmente entre jovens profissionais que se destacam cedo em suas carreiras. O município também se tornou um polo na área da saúde, atraindo pessoas para tratamentos e especializações, o que aumenta o fluxo e a demanda por habitações menores, mas bem localizadas e estruturadas”, afirma Paulino.
Além do potencial de investimento, os studios também se destacam pelas baixas despesas de manutenção e reforma. Caracterizados pela integração de espaços sem divisões formais, esses imóveis compactos promovem ambientes amplos e práticos, facilitando a organização e a limpeza, característica que reduz o estresse e melhora a qualidade de vida. Outro ponto positivo é a economia na hora de mobiliar um studio, que necessita de poucos móveis e de eletrodomésticos menores. A utilização de armários planejados compactos e multifuncionais otimiza o espaço, tornando o ambiente ainda mais confortável.
Studios impactam o mercado imobiliário local
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná – Região Noroeste (Sinduscon- PR/Noroeste) está acompanhando a tendência dos apartamentos studio em Maringá, que representam 3,3% das unidades em execução, totalizando 314 unidades em junho de 2024, conforme monitoramento das ofertas de empreendimentos. Embora ainda modesto, esse percentual tende a aumentar ao longo do ano, refletindo as tendências das grandes regiões metropolitanas.
Segundo o Sinduscon-PR/Noroeste, as incorporadoras e construtoras locais que atualmente comercializam apartamentos compactos não enfrentam dificuldades nas vendas, resultando em baixos estoques. No que diz respeito aos investimentos, o sindicato considera os apartamentos compactos rentáveis, devido ao uso da inteligência de mercado pelas empresas.
“Falando especificamente sobre o mercado imobiliário maringaense, as incorporadoras e construtoras atingiram um elevado grau de maturidade, investindo mais em inteligência de mercado antes dos lançamentos. Dessa forma, os riscos de altos estoques são reduzidos, pois não há ofertas excessivas de unidades da mesma tipologia nas mesmas regiões. Isto faz com que o investimento no mercado local seja seguro e rentável, independentemente da tipologia escolhida”, explica Rogério Yabiku, presidente do Sinduscon/PR-Noroeste.
Quanto às hospedagens via Airbnb, Yabiku observa que a procura por locações temporárias no município está crescendo. “Maringá é um polo e possui demanda para esse tipo de locação, contudo, os novos empreendimentos voltados para esta atividade precisam ter essa previsão permitida em estatuto já na concepção do empreendimento e, por terem grande circulação de pessoas, necessitam de investimentos em sistemas de segurança para controle e registro de acessos”, reforça o presidente do sindicato.
A PRC Empreendimentos, localizada em Maringá, se destaca no mercado imobiliário por sua abordagem estratégica, de realizar estudos detalhados antes dos lançamentos. Para a construtora, esse processo é essencial para entender as necessidades e preferências dos consumidores, bem como as tendências de mercado, o que permite desenvolver empreendimentos que atendam precisamente às demandas do público-alvo. Inclusive, o Instituto Cidades Responsivas, núcleo de educação e pesquisa que compõe o grupo OSPA Arquitetura e Urbanismo, é o responsável pela pesquisa de vocação imobiliária que integra o maior masterplan da construtora, criado para formar um ecossistema urbano, onde está previsto um residencial de studios, que será lançado nos próximos meses na cidade.
O engenheiro civil João Victor Ferreira, diretor de projetos da construtora, enfatiza que essa prática de inteligência de mercado não apenas maximiza o sucesso das vendas, mas também dá segurança de retorno a quem investe, além de atender às necessidades do morador ou usuário do imóvel. “A dedicação da PRC Empreendimentos à inteligência de mercado assegura que os lançamentos vão ao encontro das demandas dos clientes. Colocando o nosso DNA de design, aliado à inteligência de produto, conseguimos entregar valorização de modo consistente”, finaliza Ferreira.
Veja também