ARBEC: um projeto social maringaense que há 10 anos presta assistência à reabilitação e bem estar de convalescentes

ARBEC: um projeto social maringaense que há 10 anos presta assistência à reabilitação e bem estar de convalescentes

Foto: divulgação/ ARBEC

A Assistência à Reabilitação e Bem Estar de Convalescentes (ARBEC) nasceu no dia 19 de outubro de 2010 com a única expectativa de ajudar o próximo, fornecendo equipamentos de locomoção que ajudam o tratamento e recuperação de alguma enfermidade, e também fórmula especial às pessoas que não tem condições financeiras de adquiri-los.

Durante um tempo indeterminado é realizado um empréstimo de diversos aparelhos e equipamentos, conforme a necessidade do paciente, como: muletas, andadores, bengala, tipoias, cadeiras de rodas e banho, cama hospitalar, entre outros. O cadastro pode ser feito por meio do site www.arbec.com.br ou pelos telefones que também são Whatsapp (44) 3142-1041 ou (44) 99995-4227. Unidades básicas de saúde e hospitais também encaminham os convalescentes para a ARBEC.

Nesses mais de 10 anos de história cerca de 12 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto, sendo aproximadamente 70% moradores de Maringá. As demais cidades atendidas são: Arapongas, Cascavel, Colorado, Curitiba, Nova Aurora, Nova Esperança, Marialva, Paiçandu, Sarandi e Ourinhos (SP).

A matriz está localizada no endereço Rua Pioneiro Antônio Fritzen nº 2290 no Jardim São Silvestre em Maringá e atualmente a ARBEC está com filiais presentes nas cidades de Arapongas, Curitiba, Rolândia e Sapopema. “Todo o conhecimento que nós adquirimos nesse período, os atendimentos às famílias dos convalescentes, suas experiências de vida e também as amizades conquistadas são muito importantes pra nós, pois sabemos que essa é a nossa essência”, ressalta o presidente da instituição, Gilmar Santos.

 

História da ARBEC

A Assistência à Reabilitação e Bem Estar de Convalescentes (ARBEC) nasceu como um projeto pessoal do servidor público Gilmar Santos, que atua como motorista de ambulância em Maringá, com o apoio da esposa Paula Alana Nunes da Siva. Os dois são pais de Brenda Vitória, 19 anos, que nasceu com paralisia cerebral e eles conheceram as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, com a falta de equipamentos de reabilitação e o alto custo de aquisição. “Tivemos muita dificuldade em conseguir comprar a primeira cadeira de rodas. Quem nos ajudou foi a Tia Célia que deu de presente a primeira cadeira para a Brenda quando ela tinha dois anos de idade”, disse Paula Alana.

Foi a partir daí que sentiram a necessidade de dar apoio às pessoas que enfrentam alguma deficiência crônica ou temporária. “Eu como motorista da saúde, várias pessoas me procuravam com dúvidas sobre serviços de empréstimo de cadeiras de rodas e camas hospitalares, ao mesmo tempo em que outras me contavam que tinham esses equipamentos em suas casas e queriam doá-los a quem necessitava. Foi a partir daí que surgiu a ideia de ajudar ao próximo e no ano de 2010 criamos a ARBEC”, complementa Santos.

E durante muito tempo a família recebia as doações e guardava na casa onde moravam. Conforme aconteciam as solicitações de empréstimo eles iam disponibilizando para as pessoas que necessitavam, de forma gratuita. E esse projeto cresceu, tornando-se uma associação com CNPJ e sede. “O nosso compromisso sempre foi trabalhar com alegria, ética e respeito, levando o apoio necessário às famílias maringaenses e das demais cidades, para que possam ter uma melhor qualidade de vida”, reforça.

Vários equipamentos de reabilitação são adquiridos com a venda das cartelas vazias, entre eles: cadeiras de roda e banho, muletas, camas hospitalares, entre outros – Foto: arquivo pessoal/ ARBEC

Projetos

Agora você irá conhecer os projetos da ARBEC: Efeito Borboleta, Transformar e Meu Bebê Saudável, iniciativas pensadas com carinho e respeito que promovem melhor qualidade de vida e também contribuem para a preservação do meio ambiente.

São mais de 300 pontos de coleta que recolhem cartelas vazias de remédios em Maringá e região – Foto: arquivo pessoal/ ARBEC

Transformar – São mais de 300 pontos de coleta de cartelas vazias (blíster) de remédios que estão localizados em 203 municípios, sendo 80 pontos em Maringá. Com a venda desse material a ARBEC faz a aquisição de vários equipamentos de reabilitação (cadeiras de rodas, banho, etc) os quais são emprestados por tempo indeterminado para quem necessita, transformando o que iria para o lixo em auxílio aos convalescentes.

Obs: cerca de 1000 quilos de cartelas vazias são necessárias para a aquisição de uma cadeira de rodas ou duas cadeiras de banho.

Meu Bebê Saudável – São doadas fórmulas infantis para famílias carentes, mediante a apresentação de receita médica, para crianças que possuem algum tipo de alergia a proteína do leite ou intolerância à lactose.

Efeito Borboleta – O projeto tem como objetivo proporcionar o atendimento psicológico social, visando melhorar a qualidade de vida dos participantes por meio da promoção da saúde mental.

Atualmente são cerca de 32 voluntários, mas antes da pandemia o número era de 120 e a associação lançou recentemente a Rádio Web ARBEC FM, que pode ser ouvida tanto pelo site ou então pelo aplicativo ARBEC FM Maringá – A rádio do coração.

A autônoma Joseslaine da Hora Ribeiro nos conta que conheceu a ARBEC por meio da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), pois o marido Eric de Oliveira Feca teve um acidente vascular cerebral (AVC) em agosto deste ano e precisou de alguns equipamentos de reabilitação para que ele pudesse usar em casa, após 43 dias de UTI em um hospital de Maringá. “Eu entrei em contato e conheci o trabalho deles, hoje sabendo da expansão da ARBEC e do trabalho que o Gilmar faz, é muito gratificante ver a ajuda que ele presta à comunidade e para as pessoas que precisam, pois só nós que temos uma pessoa acamada, em situação de vulnerabilidade muito grande, com debilidade, ela precisa de um conforto e nós como família queremos dar esse conforto, mas eu não estava achando em lugar nenhum devido à pandemia e graças ao Sr. Gilmar e ARBEC eu consegui tudo que meu marido necessitava e foi de grande ajuda na minha vida”, revela.

 

Saiba como doar

Você pode escolher a forma que deseja ajudar: seja com doação financeira para aquisição de materiais de reabilitação ou fórmulas infantis; ou então equipamentos semi novos, que não serão mais utilizados pelo doador; ou leve suas cartelas vazias aos pontos de coleta para que sejam revertidas em mais ações para o projeto.

Para maiores informações envie seu whatsapp para (44) 3142-1042 ou (44) 99995-4227. O site é o www.arbec.com.br.

Sair da versão mobile