Banda e orquestra se unem em tributo ao rock progressivo no calçadão do Mercadão

rock progressivo em Maringá

Grandes bandas do rock progressivo serão homenageadas em Maringá Imagem ilustrativa

As grandes bandas do rock progressivo não existem mais, mas sua sonoridade continua nos ouvidos, corações e mentes dos amantes da boa música, como mostra a atualidade da música (e dos músicos) do Genesis, Yes, Pink Floyd, Emerson, Lack and Palmer e outras bandas que a gente nem imaginava que não existem mais. Pois a sonoridade do rock progressivo estará em Maringá no dia 6 de novembro, em uma apresentação gratuita com orquestra e banda no calçadão da Travessa Jorge Amado, entre o Mercadão e o Mercadão Fratello.

Por detrás dessa ousadia está o maestro Graziani de Moraes, um dos grandes nomes da musica orquestral do Paraná.  Ao lado dele, Ronaldo Gravino, músico reconhecido pela exigência de repertório e qualidade do que assina.

Minha Página AMP

Tanto a banda como a orquestra são formadas por músicos de Maringá e região e que não poupam esforços nas muitas horas de ensaio para tão complexa performance. “Não tínhamos como errar. Estamos diante de grandes profissionais dedicados e que abraçaram o projeto”, conta Graziani.  “A paixão pelo rock progressivo atravessa gerações e os músicos também foram influenciados”, completa Gravino.

Maestro Graziani Moraes Foto: Divulgação

Trata-se de uma fusão do rock com a música clássica. Surgiu no fim da década de 1960, na Inglaterra, e se desenvolvendo em grande parte da Europa.  Tem conceitos tradicionais de música erudita com ecos do jazz fusion. Bem diferente do rock norte-americano que foi influenciado pelo rhythm and blues e pela música country.

“O rock progressivo prevê harmonias mais complexas e exige muito mais dos músicos. Por isso buscamos profissionais que atendessem o desafio”, esclarece o maestro.

Parte dos ensaios estão condensados em clips divulgados  nas redes sociais. A expectativa aumenta com a proximidade da data do espetáculo. E a pedido dos fãs, também está prevista uma apresentação em Londrina.

Sair da versão mobile