Bombeiro de Maringá alerta sobre o alto risco de incêndios em época de estiagem

O Maringá

Imagem de incêndio no Colina Verde em Maringá no mês de agosto - Foto: Alexandre Henrique/DM Fotos

Com o tempo seco, combinações propiciam maiores potenciais de riscos de incêndios. Subtenente do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá, esclarece que a prevenção é a melhor solução e que colocar fogo em qualquer ocasião não é aconselhável.

Castro diz que neste período de estiagem a melhor forma de evitar incêndios é a prevenção e as combinações de alguns fatores propiciam maiores riscos nas vegetações, residências, entre outros. “A gente sempre atua de forma preventiva, essa é a melhor forma de atuação. A gente orienta a população que nesse período de seca, estiagem e em toda época do ano, nunca utilize fogo como mecanismo de limpeza de seus terrenos e materiais”, alerta.

Somente na região de Maringá este ano, incêndios ambientais atendidos pelo 5º Grupamento de Bombeiros somam 422 ocorrências, sendo 88 só no último mês de agosto. Seca, altas temperaturas, baixa umidade do ar e o aumento da velocidade dos ventos fazem com que simples fagulhas gerem grandes transtornos. “As vezes a pessoa junta as folhas e ateia fogo. Muitas vezes as fagulhas dessas folhas caem em uma outra área seca e acaba provocando um incêndio naquela outra localidade, causando riscos desnecessários que podem trazer danos ao meio ambiente, a propriedades e até vidas”, explica o subtenente.

Riscos e problemas

Fumaça causando problemas respiratórios, sujeira e mau cheiro já são grandes transtornos à toda a população nas queimadas. Riscos de incêndios em residências, comércios, industrias, plantações e florestas são outros perigoscausados pelo uso indiscriminado do fogo. É o que comenta Castro. “Muitas vezes alguém ateou fogo ou passou com cigarro na mão e ao invés de apagar ou descartar em local adequado simplesmente joga o cigarro aceso. Acumulo de lixo que possa ter ali algo que possa potencializar a luminosidade solar e provocar um princípio de incêndios”.

Não coloque fogo!

“Um fogo que não é aceso, um incêndio que é prevenido é um incêndio que não é combatido. Melhor prevenir, ser responsável, consciente e não usar o fogo como mecanismo pra limpeza, nem mesmo pra diversão”, conclui o Subtenente.

Incêndios ambientais em 2024 atendidos pelo 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá

jan/24: 19

fev/24: 34

mar/24: 39

abr/24: 34

mai/24: 53

jun/24: 99

jul/24: 56

ago/24: 88

 

Sair da versão mobile