Como vem virando uma tradição nos últimos anos, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) aproveita a realização da Exposição Feira Agropecjuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá, para a assinatura de novos contratos com cooperativas, empresas e produtores rurais. Nesta sexta-feira, 12, o presidente do banco, Wilson Bley Lipski, juntamente com o governador do Estado em exercício, Darci Piana, liberou contratos que somam R$ 49 milhões.
Em solenidade no Auditório Luiz Antonio Penha, no parque de exposições de Maringá, o BRDE reuniu o governador em exercício, secretários estaduais, deputados, empresários e agricultores para a assinatura dos contratos. O evento fez parte da programação da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá 2023. Todos foram recepcionados por Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural, entidade que realiza a Expoingá.
Bley Lipski explicou que as contratações representam investimentos nas áreas de agronegócio, inovação e indústria, potencializando o crescimento desses segmentos no Paraná. Segundo ele, desde 2019 foram investidos em Maringá e regiao, via BRDE, cerca de R$ 195 milhões.
Maior e melhor
O governador em exercício disse que ao financiar projetos no mundo do agronegócio, o BRDE está cumprindo seu papel e ajudando o Paraná a alcançar índices de desenvolvimento cada vez maiores. “Este volume de crédito promove um efeito muito grande, repercutindo em todos os segmentos da economia, porque o investimento feito por uma cooperativa do agronegócio, por exemplo, acaba circulando no comércio, na indústria e na produção de matéria-prima, gerando mais empregos e renda para a população de toda a região”, afirmou o governador em exercício.
Segundo ele, o BRDE já é um dos maiores bancos de investimento do Brasil e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior está empenhado em transformá-lo no maior. Quanto maior for o BRDE, mais ele poderá contribuir com o produtor, com o empresário e com a economia do Paraná, afirmou Piana.
Desta vez, os contratos firmados beneficiaram empresas de Maringá e região, entre elas a Jaguá Fértil, que vai implantar uma fábrica de adubos orgânicos peletizados em Jaguapitã; a Puro Boi Comércio de Alimentos, de Maringá, que vai implementar o comércio de cortes de origem bovina; a Embalapet, de Marialva, para aquisição de equipamentos.
Recursos que transformam vidas
Entre os beneficiados com a liberação de recursos está a Cooperativa Vitória, de Paranacity, formada por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) assentadas em uma fazenda desapropriada pelo Incra. A cooperativa é uma das maiores produtoras de alimentos do noroeste do Paraná e tornou-se referência no Brasil em produção e qualidade, especialmente de alimentos orgânicos.
Falando da importância do trabalho do BRDE no financiamento do setor produtivo, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, ressaltou que o banco está promovendo o desenvolvimento e sendo o instrumento ideal para ajudar o produtor a tirar seus projetos do papel e transformá-los em realidade. Ortigara diz que isso é uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a expansão de um dos setores mais importantes para a economia paranaense.
O deputado Evandro Araújo, falando em nome da Assembleia Legislativa, que está instalada na Expoingá, também enalteceu o trabalho do banco.
Como presidente da Sociedade Rural, Maria Iraclézia destacou o BRDE como parceiro na realização da Expoingá e agradeceu pelo fato de o banco escolher a Expoingá para promover seu encontro com o agronegócio regional. Segundo ela, os recursos do banco que chegam ao produtor e à agroindústria ajudam a mudar a economia e a vida das pessoas.
Presenças na solenidade do BRDE
Estiveram presentes no evento o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os deputados estaduais Alexandre Curi, Tiago Amaral, Maria Victoria, Evandro Araújo e Soldado Adriano José; e a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia.