Bruxismo é mais comum do que se imagina

Esse distúrbio do sono atinge grande parte da população brasileira, é facilmente descoberto e precisa ser tratado

Bruxismo é mais comum do que se imagina

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Você já ouviu falar em bruxismo? Tem noção do que é? O bruxismo é um distúrbio do sono que leva a pessoa a ranger os dentes sem objetivo funcional. Isso pode acontecer durante o dia, mas é mais comum durante o sono.

No Brasil, o índice de pessoas que se manifesta o diagnóstico são cerca de 60%. O estresse, tanto emocional, como físico é responsável pelos casos encontrados. De acordo com a cirurgiã dentista especialista em ortodontia, Louvaine Michels, o amolecimento e o desgaste dos dentes, dor de cabeça e dor na mandíbula são alguns sintomas mais frequentes. Porém, o distúrbio pode ocorrer por causa do mau posicionamento dentário e da falta de algum dente.

“Bruxismo não tem idade para surgir. Embora seja mais comum na fase adulta, o bruxismo também pode surgir durante a infância, principalmente em crianças de até 6 anos de idade. Isso porque é o período em que os dentes ainda estão se desenvolvendo e se acomodando na arcada dentária”, explica.

A maioria dos casos, não é a própria pessoa que descobre a doença, já que ela está dormindo. Amanda Kamila da Silva, 21, descobriu que tinha bruxismo quando sentia muita dor no maxilar, quando foi ao dentista, a explicaram de que se tratava.

“Começou com uma dor no meu maxilar do lado esquerdo e era insuportável. Eu não conseguia conversar e nem comer direito, e cada dia essa dor foi piorando. Quando fui ao dentista ele disse que meu maxilar estava saindo do lugar e eu estava sofrendo de bruxismo. Nem sabia o que era aquilo”, conta.

DISTÚRBIO. O bruxismo é um diagnóstico que pode se desenvolver em qualquer pessoa. FOTO-REPRODUÇÃO

Amanda ainda afirma que o especialista entregou uma plaquinha para ela usar quando dormisse, para ver se o dente ficava rangendo. “Ele me deu uma plaquinha pra dormir para ver se eu forçava o dente ou ficava rangendo eles. No outro dia de manhã a plaquinha estava toda quebrada, então, ele [dentista] teve a certeza que eu tinha o distúrbio”, afirma.

Para o assistente administrativo Flávio Daniel, 29, descobriu o distúrbio quando acordou com o dente da frente quebrado. “Descobri há mais de um ano, por acordar com o dente quebrado num pequeno pedaço. Fui ao dentista e perceberam que havia desgaste nos meus dentes, e explicaram que poderiam ser bruxismo”, conta.

Com o diagnostico confirmado, Flávio chegou a quebrar o mesmo dente três vezes, foi para outro especialista que explicou sobre o distúrbio e o orientou a usar uma placa de silicone que minimizava o desgaste. “Providenciei a placa e nunca mais tive problemas com isso”, afirma,

A especialista ainda ressalta que o tratamento é simples. A maioria das pessoas usam uma plaquinha colocada na arcada superior, o que impede de ranger os dentes.“A melhor forma de tratamento vai depender do tipo de bruxismo. Uso de placa de proteção dentária e aparelho ortodôntico são os mais utilizados”, explica.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile