Começa às 19 horas na Câmara Municipal de Maringá a audiência pública sobre Cabeamento Subterrâneo, tema que vem sendo debatido no Legislativo local desde os últimos temporais que deixaram bairros sem energia elétrica devido a danos provocados na rede elétrica por conta de queda de postes ou de árvores sobre a fiação.
O objetivo da audiência, de iniciativa da Comissão de Políticas Gerais, é inserir o tema no debate público e coletar contribuições para aprimorar o Projeto de Lei nº 16338/2022, de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia (PDT), que institui diretrizes para a execução da Política Municipal de Transição e Substituição das Redes Aéreas de Fiação Elétrica, de Telecomunicações e de Dados por Redes de Fiação Subterrâneas no Município.
Nesse sentido, alguns especialistas foram chamados a fazer uma apresentação sobre a temática durante a audiência. Foram convidados representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá – IPPLAM, Copel, Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Estação Meteorológica Principal de Maringá, Instituto Ambiental de Maringá – IAM, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, OAB-Subseção Maringá e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá – COMDEMA.
O público presente no plenário poderá participar por meio de perguntas e comentários, logo após a exposição dos palestrantes. A audiência também será transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook <https://www.facebook.com/camaramunicipalde.maringa> e pelo canal da TV Câmara de Maringá no Youtube <https://www.youtube.com/user/TVCAMARAMARINGA>.
A Comissão de Políticas Gerais é composta pelos vereadores Professora Ana Lúcia (presidente), Manoel Álvares Sobrinho (vice-presidente) e Belino Bravin Filho (membro).