Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a Câmara Municipal de Maringá retomou as atividades após o recesso do Legislativo. E antes da primeira sessão ordinária que estava marcada para as 9h30, foi realizada uma sessão especial para eleição dos membros das Comissões Permanentes e do recém-criado Conselho de Ética. De acordo com a votação, as comissões de Constituição e Justiça; Finanças e Orçamento; Políticas Gerais e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar serão compostas da seguinte forma:
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – Flávio Mantovani (presidente), Alex Chaves (vice-presidente) e Sidnei Telles (membro).
Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) – Onivaldo Barris (presidente), Mário Verri (vice-presidente) e Maninho (membro).
Comissão de Políticas Gerais (CPG) – Ana Lúcia Rodrigues (presidente), Dr. Manoel (vice-presidente) e Belino Bravin (membro).
As Comissões tem um ano de mandato e os representantes se reunirão, semanalmente, para avaliar os projetos protocolados na Casa antes de seguirem para a votação em Plenário.
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar – Delegado Luiz Alves (presidente), Rafael Roza (vice-presidente), Sidnei Telles (membro), Altamir dos Santos (membro), Alex Chaves (membro), Flávio Mantovani (suplente) e Belino Bravin (suplente). Os representantes do Conselho tem mandato de dois anos.
Na sessão especial também foram definidos os líderes partidários, sendo: Pelo PDT, a liderança ficou com Ana Lúcia Rodrigues sendo Maninho o vice. Pelo PSL, o líder é Paulo Biazon e o vice é Onivaldo Barris. O bloco partidário formado por MDB e PSD será liderado por Alex Chaves e vice-líder Belino Bravin.
Logo mais, a partir das 9h30 iniciou a primeira sessão ordinária de 2022, que trouxe quatro projetos para a pauta do dia e 12 requerimentos de informação. A abertura dos trabalhados do Legislativo contou com a presença do prefeito Ulisses Maia.
Na ocasião, o prefeito anunciou a redução do valor da passagem do transporte coletivo para R$ 4, que atualmente custa R$ 5,10. E a medida entrará em vigor a partir do dia 14 de fevereiro, após projeto de lei ser votado na Câmara de Vereadores. O objetivo da redução da tarifa é aumentar o fluxo de passageiros no sistema de transporte público e diminuir o número de carros e motocicletas nas ruas maringaenses.
Também estiveram presentes nesta primeira sessão do Legislativo, os secretários municipais, assessores, convidados e imprensa. E por conta do aumento de casos de síndromes gripais e da nova variante Ômicron, a Câmara adotou medidas de controle e prevenção de doenças, restringindo a presença do público externo nas sessões.
Clique aqui e acompanhe a sessão ordinária completa desta terça-feira, que foi transmitida ao vivo no Youtube no canal TV Câmara Maringá.