A ‘Caminhada pelo Feminicídio Zero’ foi realizada em Maringá no último sábado, 30, e contou com a participação da população em mobilização que começou no estacionamento da Catedral de Maringá e em seguida teve sequência, na caminhada em direção ao Teatro Reviver Magó.
Os maringaenses participaram de um ato público pelo fim da violência contra a mulher promovida pela Prefeitura de Maringá em parceria com Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e com o Fórum Maringaense de Mulheres. A ação faz parte da campanha ‘Feminicídio Zero’, proposta pelo Ministério das Mulheres.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Pereira, destacou a importância da ação para garantir visibilidade ao assunto. “O fim da violência contra a mulher é uma luta que deve ser assumida por todos, homens e mulheres. Precisamos, além de perceber e enfrentar a violência, atuar para interromper estes casos”, disse.
Em Maringá, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) oferece atendimento multidisciplinar, incluindo assistência social, psicológica e jurídica, para mulheres vítimas de violência. A equipe realiza encaminhamento dos casos à Delegacia da Mulher e solicita medidas protetivas. Em caso de risco, mulher e filhos são acolhidos pela Casa Abrigo Edna Rodrigues de Souza.