Campanha da Fraternidade em Maringá será lançada em praça que virou cracolância

campanha da fraternidade 2024

A Praça Raposo Tavares foi a mais importante de Maringá, primeira visão de Maringá para milhares de famílias que chegaram para ajudar a construir a cidade e atualmente vista como a cracolândia de Maringá Foto: Arquivo

Acontece nesta quarta-feira, 14, em todo o Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano tem como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Em Maringá, o lançamento da CF será às 9 horas na Praça Raposo Tavares, que já foi a principal praça de Maringá e hoje está transformada em uma cracolândia.

 

A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a Páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária. Desde 1964, contribui para a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus. Além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs.

 

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, tema e lema de da CF 2024 foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.

 

De acordo com o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado sociedade brasileira e o mundo.

Cartaz da campanha da CNBB

 

Gesto concreto

 

Visando tornar a coleta do Domingo de Ramos eficaz instrumento de solidariedade, em 1998 a Igreja criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta). O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) é composto por 60% da coleta.

 

Os recursos são destinados ao apoio a projetos locais.

Em 2023, o FAS recebeu R$ 123.308,22. Onze projetos sociais foram beneficiados no território da Arquidiocese de Maringá.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile