Campanha ‘Todos por Um’ estimula doação de sangue para o Hemocentro de Maringá

148 bolsas de sangue coletadas sábado

Qualquer pessoa, em qualquer dia, pode comparecer ao Hemocentro de Maringá para fazer doação de sangue Foto: divulgação/ ASC UEM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A campanha “Todos por Um” começou na segunda-feira (9) e vai até o dia 6 de setembro, promovida pelos cursos de graduação da área da saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio de suas entidades estudantis, e com o apoio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O principal objetivo da ação é promover e estimular a doação de sangue pelos alunos e pela sociedade em geral. A iniciativa coincide com o início do ano letivo de 2021 e funciona como um trote solidário, não só aos calouros, mas também aos veteranos.

Devido à pandemia do coronavírus e também às ondas de frio intenso deste inverno, os estoques de sangue do Hemocentro foram reduzidos, afetando a produção de suprimentos sanguíneos aos serviços de saúde de Maringá e toda região.

“A ideia da campanha surgiu da necessidade, cada vez maior, de integração e aproximação entre os cursos da saúde da UEM. Diante da necessidade local de repor os estoques de sangue, somado ao cumprimento do papel social de estudantes, nós convidamos as entidades representativas estudantis para somar forças em uma iniciativa conjunta e unificada. Também apresentamos a campanha na última reunião de conselho interdepartamental do CCS, em que obtivemos anuência e apoio dos coordenadores de curso e chefes de departamento presentes”, disse o diretor científico do Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem), Matheus Beltrame. Ele disse também que estão orientando os alunos a convidarem os amigos e familiares para também participarem da campanha.

 

Competição

“É uma campanha em prol da vida e como universidade pública é fundamental propagarmos o bem comum e tão necessário como o suprimento de sangue e hemoderivados”, explicou o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Miguel Machinski Junior. Ele fala também da importância da ação para aumentar o número de doadores neste período e vai ajudar a garantir o suprimento de sangue e hemocomponentes aos hospitais. “Para incentivarmos os centros acadêmicos estaremos oferecendo um troféu/placa ao curso que conseguir o maior número de doadores”, revela.

Para participar basta comparecer ao Hemocentro ou agendar seu horário online no site do Hospital Universitário de Maringá (HUM). No dia da doação, o estudante precisa dizer que está contribuindo com a campanha “Todos por um” e enviar uma foto ou o comprovante de doação para os organizadores. A contabilização das doações será feita ao final da campanha para verificar qual curso foi o vencedor dessa competição do bem.

Obs: a organização é feita pelos centros acadêmicos, atléticas, programas de educação tutorial (PET) e outros projetos dos cursos de Medicina, Odontologia, Biomedicina, Farmácia, Educação Física e Enfermagem.

A campanha está aberta a todas as pessoas, estudantes ou não, na faixa etária entre 16 e 69 anos, que precisam apresentar documento de identificação com foto para participar da ação. Jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados do responsável legal.

O Hemocentro Regional de Maringá está localizado na Avenida Mandacaru nº 1600. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30 e aos sábados das 7h às 12h30 ou agendar um horário. Para maiores informações ligue para o telefone (44) 3011-9400 e 3011-9151.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile