Cão farejador é homenageado pela Câmara de Maringá 

O cachorro Chris Cornell da Policia Civil de Maringá recebeu o título do Mérito Comunitário 

20211109 cmm 309

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Na última terça-feira, 9, o cachorro farejador da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarca) de Maringá recebeu na Câmara de Vereadores de Maringá a homenagem pelos serviços prestados na cidade. O vereador Flávio Mantovani foi o autor d proposta.

O vereador Flávio Mantovani fez um relato sobre a parceria e amizade entre cães e humanos que existe há mais de 20 mil anos e ressaltou as diversas atividades em que cães são utilizados. “Os cães auxiliam na área de segurança, na saúde, inclusive em visitas a hospitais, e também são animais de estimação. Essa parceira é antiga e os cães nos ensinam o que é o amor incondicional.”
O investigador da Polícia Civil, Marcos Vinicius Shinnae também recebeu o mérito durante a solenidade e agradeceu aos vereadores a homenagem e contou que trabalha como policial há mais de 10 anos e há um ano e meio foi criado em Maringá o Núcleo de Operações com Cães (NOC).

“Estou há seis anos em Maringá atuando pelo Denarc no combate ao tráfico de drogas e há um ano e meio criou-se o NOC. O pastor alemão Chris Cornell é o primeiro cão da Polícia Civil de Maringá.”

O homenageado explicou que o trabalho em conjunto com o pastor alemão já teve resultados. “Em parceria com demais forças de segurança, nós já conseguimos apreender sete toneladas de drogas e diversas armas de fogo e munições no último ano.”

Durante a sessão, Chris ficou entretido com uma bolinha até receber no pescoço a placa de menção honrosa com a frase: “um homem, um cão, qualquer missão”. A dupla recebeu um certificado, além das placas.

HOMENAGEM. O pastor alemão Chris Cornell é o primeiro cão da Polícia Civil de Maringá. FOTO-DIVULGAÇÃO CÂMARA DE VEREADORES DE MARINGÁ

Chris já está na Denarc de Maringá há dois anos e nesse período, de acordo com o delegado Leandro Roque Munin, já ajudou a polícia a apreender mais de sete toneladas de drogas. O vereador Flávio Mantovani destacou que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho realizado pelo policial e pelo cão na apreensão de drogas e armas. “A retirada de drogas e armas de circulação melhora a segurança da população. É impressionante a sintonia entre o cão e o Shinnae, com certeza é essa integração ser humano-cão que garante a qualidade do trabalho.”

HOMENAGEM – Em 2020, o Núcleo de Operações com Cães (NOC) recebeu votos de louvor e congratulações com menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná. A homenagem foi concedida, em conjunto, aos cães policiais e servidores da PCPR em atuação no NOC. Atualmente o Núcleo conta com 14 animais.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile