A capacitação para o uso de espingarda calibre 12 visa ampliar o número de agentes da Guarda Civil de Maringá, aptos a usar o armamento. A formação tem 60 horas, com 21 horas teóricas e 39 horas práticas e é dividida em duas turmas, uma com aulas entre 2 e 8 de abril e outra entre os dias 9 e 15 de abril. A espingarda calibre 12 é utilizada por forças policiais e militares para defesa, patrulhamento e proteção.

No total, 50 agentes vão realizar o curso que já conta com 89 agentes capacitados para o uso dessa arma. “É mais uma capacitação que visa preparar nossos agentes para aprimorar as técnicas de tiros e atuação tática. Dessa forma, os guardas estarão ainda mais preparados nas ruas para coibir ações criminosas”, explica o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves,
O curso aborda normas de segurança, postura tática, recarga do armamento, entre outros aspectos. As aulas práticas ocorrem em um estande de tiro e garantem a simulação de ambientes próximos da realidade para preparação dos agentes.