Entre agosto de 2025 e maio de 2026, a Caravana Ás de Paus, do londrinense Núcleo Ás de Paus, vai realizar oficinas e apresentações gratuitas em Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Apucarana, Maringá, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Guarapuava.
Na bagagem estão três peças que compõem o repertório atual do grupo: “Leno Queria Nascer Flor”, “Encontro de Gigantes” e “Fagulha”.
A primeira parada é nesta semana, em Ponta Grossa, com três dias de apresentações na Feirinha do Produtor da Benjamin Constant: 21, 22 e 23 de agosto, às 19h.
Na Cidade Canção, será em outubro e novembro de 2025, com “Encontro de Gigantes”, que celebra a existência milenar da perna de pau com uma proposta lúdica que dialoga com crianças e adultos. Duas figuras excêntricas e divertidas aguardam com curiosidade a realização do tão esperado “Encontro de Gigantes” na companhia do público. Enquanto nada acontece, questionamentos mirabolantes são levantados!
Já “Fagulha” é um teatro de arena que conta a história de um pássaro que aparece para viajantes numa espécie de fim do mundo. A peça constrói uma atmosfera onírica e poética, explorando temas profundos sobre ciclos da vida, morte e renovação. O espetáculo propõe uma reflexão sobre os processos de transformação necessários para o crescimento pessoal e coletivo.
E “Leno Queria Nascer Flor” é um espetáculo solo do ator Rogério Francisco Costa, que dá vida a Leno, um andarilho que ocupa o espaço público estabelecendo relações com o lugar e com as pessoas. Revirando todo o lixo que carrega, descobre personagens e histórias reais ou inventadas, que o levam a viagens reveladoras de um imaginário de lembranças imprecisas.
A “Caravana Ás de Paus” é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.