A prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), entrega nesta terça-feira, 12, as obras de reforma realizada na Casa do Índio, na Estrada Guaiapó, antiga Escola Machado de Assis. Agora, além de condições para abrigar até 50 pessoas, a Casa de Passagem disporá de um espaço para que os índios possam trabalhar na confecção e comercialização de artesanato.
A reinauguração acontece às 14 horas com a presença de autoridades e lideranças das aldeias da região.
O espaço foi reformado e reestruturado pela SAS, em parceria com as secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Limpeza Urbana (Selurb).
A Casa de Passagem Indígena foi criada há sete anos para acolher as centenas de índios que na época se abrigavam debaixo de marquises, prédios abandonados e em praças, muitas vezes misturados com moradores de rua e usuários de drogas. O problema era maior em determinados períodos do ano, quando as famílias de aldeias do norte e do noroeste vinham para a cidade a fim de comercializar artesanato e acabavam expostas como mendigos.
Além de servir como lugar para hospedar as famílias, a Casa do Índio oferece serviços que seguem as normativas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com o objetivo de garantir a preservação da cultura indígena. As famílias recebem atendimento personalizado, conforme as origens e cultura. O município oferta uma rede de serviços para auxílio e proteção às famílias no local.
Veja também