Casas decoradas em Maringá: Uma tradição que deixa saudades

Clima diferente no ar, votos de felicidade, mãos estendidas, confraternizações e brilhos por todos os lados

Casas decoradas em Maringá: Uma tradição que deixa saudades

FOTO-REPRODUÇÃO

O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro e, na tradição cristã, celebra o nascimento de Jesus Cristo. Outras pessoas consideram a data um período de fraternidade. Em Maringá, várias casas se tornaram pontos de visitas por causa da decoração natalina tão singular, uma tradição familiar que contagiava toda a cidade.

Levadas a sério, esse costume em meados de 2000 passava de geração em geração. Relíquias, lâmpadas, árvores, peças tão milimetricamente cronometradas que faziam total diferença em um presente e que chamava atenção de todos.

Havia um clima diferente no ar, votos de felicidade, mãos estendidas, confraternizações e brilhos estavam por todos os lados. Nas ruas, casas e lojas piscavam entre cores e formas, convidando-nos à celebração. Elas iluminavam e encantavam, trazendo um colorido especial às realidades que, durante o ano, foram se tornando comuns e opacas pela rotina do dia a dia. As roupas e os adereços também ganhavam destaque nesta época. Afinal, a moda no Natal é brilhar.

TRADIÇÃO. Sucesso para a criançada, várias famílias saíam nas ruas para dar um passeio e admirar cada espetáculo, um mais lindo que o outro. FOTO-REPRODUÇÃO

Sucesso para a criançada, várias famílias saíam nas ruas para dar um passeio e admirar cada espetáculo, um mais lindo que o outro. Uma decoração iluminada, muito verde, vermelha, cores que chamam a atenção durante a noite de um espetáculo onde um show de encanto acontecia. Tinham casas que usavam mais de 80 mil lâmpadas, atraindo muitas pessoas, costume que se perdeu entre muitos com o passar dos anos, mas, levar no coração essa lembrança destaca a esperança de dias melhores que virão.

MARINGÁ ENCANTADA- Atualmente, a cidade tem realizado programações que atraem várias pessoas de outros locais. Este ano, árvores gigantes e luzes de decoração natalinas foram espalhadas pelas ruas. Na Praça Renato Celidônio, as barracas de artesanato, produtos caseiros, praça de alimentação entraram em funcionamento como parte da programação de natal até dia 10 de janeiro.

O natal de cada família tem um detalhe particular que faz dele especial. Tradições seculares que passam de geração a geração. Por isso, aproveite cada tempo em família que é precioso.

Sair da versão mobile