Com investimento do governo do Estado da ordem de R$ 17 milhões, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), o Centro Estadual de Educação Profissional Padre Joseir Sversutti (CEEP), em Maringá, finalmente é realidade e começa com oito cursos técnicos para mais de 1.200 alunos. A nova escola foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 5, pelo governador Ratinho Júnior (PSD), junto com o prefeito Ulisses Maia (PSD), secretário da Educação, Roni Miranda e autoridades da região.
Com seus cursos técnicos, o novo colégio reforça o planejamento do Estado de ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional. A unidade vai preparar os jovens para o mercado de trabalho, com capacitação de qualidade integrada à escolarização. Em três anos, o número de vagas em escolas técnicas aumentou de 10 mil para 42 mil em todo o Estado. Segundo Ratinho Júnior, nas próximas semanas serão inauguados outros cinco CEEPs no Paraná.
“É um colégio que vai receber mais de 1,2 mil alunos, oferecendo educação profissional para capacitar o jovem para buscar sua profissão”, disse o governador. “O Paraná foi reconhecido mais uma vez, neste ano, como o Estado com a melhor educação do Brasil. E a ideia é avançar cada vez mais na educação, com um ensino moderno, com aulas de programação, educação financeira e nossos jovens fazendo intercâmbio”.
A instituição, que terá aulas a partir do ano letivo de 2025, está preparada para oferecer os cursos técnicos de Enfermagem, Mecatrônica, Sistemas de Energia Renovável, Desenvolvimento de Sistemas, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.
“O ensino profissional é uma grande oportunidade para os estudantes terem uma profissão, um emprego e um futuro melhores. Esta escola vai ajudar a levar um futuro melhor aos jovens de Maringá”, disse o secretário estadual de Educação, Roni Miranda.
As obras no CEEP de Maringá foram retomadas após quase dez anos de espera. Neste período, o projeto da unidade foi atualizado para atender às necessidades dos alunos e se adaptar às demandas do mercado de trabalho onde estes estudantes vão atuar futuramente.
A nova escola foi construída em um terreno doado pela Prefeitura de Maringá, localizado bairro Jardim Olímpico. “Temos agora um verdadeiro complexo do saber, que vai dar oportunidades a muitos jovens a ter um ensino público de qualidade. A obra ficou parada por anos, mas foi retomada pelo governo Ratinho Junior”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
Centro de Educação Profissional tem seis laboratórios
A unidade é equipada com toda a estrutura necessária para capacitar os jovens para o mercado de trabalho e para uma formação completa. Os cerca de 6 mil metros quadrados da escola contam com 12 salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, anfiteatro e quadra poliesportiva coberta.
A unidade inicia as atividades com os cursos de Enfermagem e Construção Civil, com os outros sendo implementados gradativamente. “É um ganho gigante para Maringá e região, já temos alunos matriculados para o ano que vem. Iniciamos com estes dois, mas teremos aqui cursos inovadores, em áreas como inteligência artificial e energia sustentável”, explicou a chefe do Núcleo Estadual de Educação de Maringá, Isabel Soares Lopes.
A escola leva o nome do Padre Joseir, ex-presbítero da Arquidiocese de Maringá, falecido há um ano, depois de sofrer um acidente na PR-323, próximo à ponte sobre o Rio Ivaí. O centro educacional fica no mesmo bairro da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que é uma das paróquias onde o padre trabalhou e prestou seus serviços.
Veja também